INTRODUÇÃO: O diagnóstico de enfermagem é uma análise clínica do enfermeiro sobre respostas humanas reais a problemas de saúde, fornecendo a base para a sistematização da assistência em enfermagem que possibilita o planejamento das ações de cuidado. A pneumonia é uma doença inflamatória aguda, causada por agente infeccioso que acomete as vias aéreas terminais, espaços alveolares e interstícios. O agente causador pode ser bactérias, vírus, ou fungos. A influenza H1N1 é uma infecção respiratória aguda, resultante da combinação de segmentos genéticos dos vírus humano da gripe, gripe aviária e gripe suína. OBJETIVO: Relatar a experiência vivida durante estágio acadêmico, referente a aplicação dos diagnósticos de enfermagem ao lactente com pneumonia e influenza H1N1. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em maio de 2018 em um hospital infantil de Fortaleza-Ce. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após consulta de enfermagem e consequente realização da sistematização de enfermagem foi possível perceber o quão importante é o diagnóstico de enfermagem para direcionamento do cuidado, tratamento e resultado eficaz para o paciente. Diagnósticos de enfermagem tais como dor aguda relacionada com agentes físicos, biológicos e químicos manifestados por resposta autônoma, alteração da frequência respiratória, alteração na alimentação, hipertermia, nutrição desequilibrada e risco de trauma vascular relacionado à presença de cateter para infundir solução irritante, foram de fundamental importância para o direcionamento do cuidado de um lactente diagnosticado com pneumonia e influenza H1N1, tendo sido determinantes para se obter o resultado esperado. CONCLUSÃO: A importância da utilização dos diagnósticos de enfermagem na prática oportunizou o entendimento da necessidade dos enfermeiros possuírem embasamentos científicos e conhecimento sobre a fisiopatologia das doenças, pois somente assim estarão capacitados a prestar um cuidado eficaz e humanizado aos pacientes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017