Pode-se denominar emprego como sendo a relação contratual que é estabelecida entre duas partes: um empregador e um empregado. Dentro desse conceito, o empregado contribui seus conhecimentos e habilidades a favor do empregador, que por sua vez o recompensa por seus serviços prestados.
Nos últimos anos, os índices de emprego estão passando por diferentes mudanças, devido o processo globalizado e as novas tecnologias impostas pela sociedade. O emprego está sujeito às leis de oferta e demanda, e a partir dessa lógica se torna maior a possibilidade da existência de desempregados, com isso torna-se cada vez mais necessária a capacitação profissional para que o indivíduo consiga ser inserido com mais facilidade no mercado de trabalho.
O interesse por esse estudo surgiu mediante a um cenário perceptível de desempregados na RMF, números preocupantes que atinge a população local de maneira desprezível. O conhecimento desse cenário real, justifica-se tomada de decisões abrangentes de pessoas englobadas nessa situação, buscando alternativas viáveis e cobrança de seres e orgão competentes.
Portanto, o presente artigo tem o intuito de responder o seguinte questionamento: Quais as mudanças observadas nos últimos anos sobre o índice de emprego e desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza?
O objetivo geral desse artigo é apresentar os índices de desempenho de emprego e desemprego no período de 2012 à 2016 na Região Metropolitana de Fortaleza.
Para tanto, o objetivo específico desse artigo é apresentar os indicadores de emprego e desemprego e suas variações no período estudado, e para o alcance do objetivo geral estão compostos os seguintes objetivos específicos: Analisar o desempenho de emprego e desemprego e comparar os índices de emprego e desemprego do período 2012 à 2016.
Quanto aos seus objetivos, a pesquisa é caracterizada como sendo bibliográfica e documental, achando-se quanto a interpretação dos dados, do tipo qualitava
O trabalho supracitado está dividido em três partes: na primeira parte está contida a introdução que explicita a importância do tema, os objetivos gerais e específicos da pesquisa e o método de coleta de dados. A segunda parte descreve a metodologia aplicada para o desenvolvimento do artigo e a terceira, e última parte, mostra a análise das informações obtidas e conclusões dos resultados do estudo realizado.
A metodologia aplicada a este estudo é de natureza exploratória, sendo bibliográfica e documental. Os dados analisados são qualitativos. Foram utilizados como fonte de pesquisa artigos científicos publicados e relatórios online de órgãos competentes.
Com base nas palavras de Denzin e Lincoln (2006), a pesquisa qualitativa remete-se a uma abordagem interpretativa do mundo, de modo em que as coisas são estudadas em seus cenários naturais, de modo que seja possível compreender o que se passa, considerando apenas a parte inerente do problema. Deste modo, a pesquisa qualitativa identifica e analisa os dados que não podem ser estimados numericamente.
Esse tipo de pesquisa possui caráter exloratório e induz à uma ampla ponderação para o estudo dos resultados. Ao realizar uma pesquisa do tipo qualitativa, leva-se em consideração os aspectos emocionais, sociais e intelectuais do público-alvo, e por ser exploratória, auxilia no entendimento detalhado de todas as informações adquiridas. Por meio desta, formula-se hipóteses antes das coletas dos dados aqui apresentados, possibilitando assim a comparação da mesma após a análise do material pesquisado.
As informações são extraídas diretamente da fonte de nossa pesquisa e posteriormente irão ser interpretadas através de tabelas, quadros e gráficos de emprego e desemprego com a análise no período de 2012 à 2016 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Entre os dados analisados nas tabelas, quadros e gráficos, estão inclusos: população economicamente ativa; número de ocupados e desempregados, além de desempregos abertos, oculto pelo trabalho precário e oculto pelo desalento.
A pesquisa foi realizada através de artigos publicados via web pelo IDT/Sine-CE, Fundação Seade-Diesse e MTE/FAT.
O desemprego encontra-se em um cenário crítico atualmente no Brasil, afetando drasticamente a economia nacional, fazendo com o que o poder aquisitivo dos mesmo diminuam em uma escala preocupante. A macroeconomia tem o dever de obter indicadores para impor medidas que possam amenizar este cenário, buscando estudos favoráveis para esta problemática. É inegavel que a globalização teve um papel fundamental para diversas transformações no mercado de trabalho, incorporando conceitos, influenciados pelo capitalismo que predomina nos dias atuais.
A partir de pesquisas de emprego e desemprego, fazendo comparativo ano a ano, pode-se obter uma visão local dos indicadores de empregabilidades, que podem assim da um melhor suporte para as ações governamentais. Considera-se que o objetivo geral do artigo é expor as variações anuais de emprego e desemprego no periodo de 2012 a 2016, objetivo esse atingido pelos resultados obtidos dos índices de emprego e desempregos da pesquisa do IDT. Com isso fica relevante a importancia de pesquisas relativas ao mercado de trabalho, algo que se pode construir com o tempo e um periodo, mensurando como se comporta a empregabilidade do local.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017