Objetivos: Desenvolver uma tecnologia educacional com o propósito de atribuir conhecimentoà população e orientar de maneira didática a respeito do diagnóstico laboratorial da PTI. Metodologia: Trata-se da elaboração de uma história em quadrinhos com a temática“Interpretação de exames laboratoriais nos casos de PTI”, desenvolvido por alunos do 9° semestre do curso de Farmácia de uma Instituição de Ensino Superior.A história em quadrinhos foi desenvolvida durante os meses de agosto e setembro de 2018, em prol da Atividade Prática Supervisionada (APS), com o intuito de sensibilizar os acadêmicos para que os mesmos possam disseminar essas informações no decorrer da sua vida acadêmica e profissional. Resultados e discussão: A história em quadrinhos, então chamada de O dia-a-dia de um Farmacêutico Bioquímico, relata a vivência de um farmacêutico no ramo das análises clínicas e que precisa auxiliar na interpretação de exames sugestivos de PTI. Onde uma mãe,preocupada com o estado de saúde da filha, procura ajuda de um médico para analisar o seu caso. Entretanto, o diagnóstico clínico é impreciso e o médico solicita então um hemograma para confirmar o quadro patológico do paciente. Afim de sanar dúvidas, o farmacêutico sugere o esfregaço de sangue afim de se confirmar o diagnóstico de PTI. Essa tecnologia educacional foi elaborada com embasamento na literatura, onde foi feita a pesquisa em artigos e em livros específicos sobre doenças hematológicas, no qual foi possível conhecer mais a respeito dessa doença, como, por exemplo, seus sinais e sintomas, causas e métodos de diagnósticos. Conclusão: Podemos ver que a PTI é uma doença autoimune, mas com causas desconhecidas e que seu diagnostico é complexo. A aplicação de uma tecnologia educativa na forma de história em quadrinhos facilita na compreensão da doença e mostra como o farmacêutico tem um papel importante no auxilio do diagnostico da PTI. Essa tecnologia educativa é uma forma didática que contribui tanto para pessoas leigas no assunto quanto para profissionais da área da saúde.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017