ELABORAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ABORDANDO PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IDIOPÁTICA

  • Autor
  • Wládia Araújo de Sousa
  • Co-autores
  • Ana Sheila Ferreira , Bruno Leopoldino Rodrigues
  • Resumo
  • Objetivos: Desenvolver uma tecnologia educacional com o propósito de atribuir conhecimentoà população e orientar de maneira didática a respeito do diagnóstico laboratorial da PTI. Metodologia: Trata-se da elaboração de uma história em quadrinhos com a temática“Interpretação de exames laboratoriais nos casos de PTI”, desenvolvido por alunos do 9° semestre do curso de Farmácia de uma Instituição de Ensino Superior.A história em quadrinhos foi desenvolvida durante os meses de agosto e setembro de 2018, em prol da Atividade Prática Supervisionada (APS), com o intuito de sensibilizar os acadêmicos para que os mesmos possam disseminar essas informações no decorrer da sua vida acadêmica e profissional. Resultados e discussão: A história em quadrinhos, então chamada de O dia-a-dia de um Farmacêutico Bioquímico, relata a vivência de um farmacêutico no ramo das análises clínicas e que precisa auxiliar na interpretação de exames sugestivos de PTI. Onde uma mãe,preocupada com o estado de saúde da filha, procura ajuda de um médico para analisar o seu caso. Entretanto, o diagnóstico clínico é impreciso e o médico solicita então um hemograma para confirmar o quadro patológico do paciente. Afim de sanar dúvidas, o farmacêutico sugere o esfregaço de sangue afim de se confirmar o diagnóstico de PTI. Essa tecnologia educacional foi elaborada com embasamento na literatura, onde foi feita a pesquisa em artigos e em livros específicos sobre doenças hematológicas, no qual foi possível conhecer mais a respeito dessa doença, como, por exemplo, seus sinais e sintomas, causas e métodos de diagnósticos. Conclusão: Podemos ver que a PTI é uma doença autoimune, mas com causas desconhecidas e que seu diagnostico é complexo. A aplicação de uma tecnologia educativa na forma de história em quadrinhos facilita na compreensão da doença e mostra como o farmacêutico tem um papel importante no auxilio do diagnostico da PTI. Essa tecnologia educativa é uma forma didática que contribui tanto para pessoas leigas no assunto quanto para profissionais da área da saúde.

  • Palavras-chave
  • PTI, Púrpura Trombocitopênica Idiopática, Diagnóstico
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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