Introdução: O aumento da perspectiva de vida no Brasil vem crescendo gradativamente, e com isso aumentando também o número de idosos que associado a eles observou vários tipos de doenças crônicas como hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, dislipidemias, entre outras. Nota-se que a população idosa geralmente tem dois ou mais problemas de saúde, sendo necessário que se faça o uso de vários fármacos para que se tenha um tratamento adequado. Desta forma, além dos problemas já constatados, eles ainda estão expostos a complicações como as reações adverdas a medicamentos que estão diretamente relacionadas ao uso de polifarmácia, que é a administração de vários medicamentos diferentes ao mesmo tempo e em tratamento prolongado. Objetivos: Relatar estratégias de educação em saúde promovidas pela Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO a pacientes atendidos em instituição de assistência a idosos em Fortaleza. Metodologia: As atividades foram realizadas durante o mês de agosto com idosos atendidos no Lar Francisco de Assis no município de Fortaleza-CE, com o propósito de direcionar os idosos para uma boa adesão ao tratamento medicamentoso de suas morbidades. A abordagem do público atendido foi feita ofertando serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, além de coleta de informações sobre quais doenças e medicamentos utilizados para o tratamento. Resultados e discussão: A ação foi desenvolvida de forma organizada de acordo com os objetivos desejados, iniciando com a coleta de informações dos idosos, em seguida os testes de monitoramento com aferição da Pressão Arterial e glicemia capilar, onde foram avaliados trinta e nove idosos que, de acordo com os resultados de suas aferições, foram orientados com relação ao uso racional de medicamentos e melhor adesão à farmacoterapia. No decorrer da ação, os idosos se manifestaram positivamente, demostrando total interesse em saber mais sobre promoção da saúde visando melhorar a adesão aos tratamentos. As ações de promoção à saúde são desenvolvidas a partir de vivências e aprendizagem passadas pelos docentes qualificados em sala de aula, o que faz com que se possa exercer a prática clínica de forma segura, contribuindo de maneira positiva para a população. Considerações finais: Verificou-se um grande número de idosos polimedicados com amplo interesse sobre orientações em relação à saúde e ao uso racional de medicamentos, havendo uma adesão mais clara sobre o tratamento e assim melhorando a qualidade de vida. O projeto tem sua importância pois contribui para que possam obter conhecimento de forma rápida e pratica, conhecendo mais sobre polimedicação e principalmente promovendo o uso racional de medicamentos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017