A diabetes mellitus é uma doença crônica que assola milhares de pessoas no Brasil, caracterizada por uma anormalidade na produção ou quantidade da insulina no corpo.Apesar do tratamento farmacológico clássico ter eficácia comprovada, o uso da fitoterapia vem se mostrando uma alternativa acessível, barata, muitas vezes com menos efeitos colaterias e que ainda pode orientar a ciência na busca de explicações e novos conhecimentos. Além disso, já são utilizadas por muitas pessoas, por meio da transmissão do conhecimento popular, haja vista que o Brasil é um dos países que dispõe da mais ampla e diversificada fauna e flora, possuindo milhares de plantas medicinaisNa pesquisa foram encontrados uma variabilidade extensa de artigos científicos contemplando várias regiões do Brasil, sobre o uso de plantas no auxílio dessa doença crônica. Foi escolhido um número reduto das plantas encontradas para uma análise mais minuciosa.Dessa forma, mesmo sendo parte de uma medicina conhecida como natural, as plantas pesquisadas, podem apresentar toxicidade comprovada e interações medicamentosas que nem todos conhecem.Portanto, é necessário investimento em pesquisas contínuas sobre o efeito desse uso de plantas medicinais no tratamento de doenças em processo crônico, a exemplo do Diabetes Mellitus.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017