A vacinação é um método preventivo de imunização realizada de forma artificial. Existindo variados tipos de vacina algumas, como vacinas com bactérias ou vírus atenuados, são contra indicadas para pacientes com imunodeficiência. Em foco com os pacientes pós transplantados de medula óssea (TMO) devem ter orientações de vacinação única. Desta forma, objetivou-se analisar e refletir sobre as orientações de enfermagem na vacinação de modo a especificar as particularidades da vacinação nos pós-TMO. Tratando-se de um estudo teórico reflexivo utilizando-se da base de dados a Biblioteca Virtual da Saúde, Literatura Latino Americana, do Caribe em Ciências da Saúde e National Library of Medicine onde foram encontrados três artigos pertinentes havendo necessidade de procurar no Google Acadêmico. Sendo a vacinação como um meio profilático de imunização específica que deve ser utilizada de forma cautelosa em pessoas submetidas ao transplante de medula óssea. Tendo um sistema de vacinação especializado para pacientes nessa condição, tendo nele: a vacina pneumocócica, Haemophilus influenzae, tétano, difteria, poliomielite, hepatite B, sarampo e varicela. Conclui - se que o enfermeiro deve estar devidamente especializado para produzir um sistema de vacinação próprio para pacientes pós-TMO.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017