A simulação é uma metodologia ativa cada vez mais utilizada como ferramenta educativa na formação do enfermeiro, oportunizando a aprendizagem focada no aluno, facilitado em ambiente seguro, guiado pelo educador e promovendo reflexão da prática. Objetivou-se relatar a experiência de monitores da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde da Criança, com simulações realísticas do atendimento à criança, norteada pela estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir da monitoria da disciplina em maio de 2018. Para a atividade guiada pelos protocolos da AIDPI, foram distribuídos os alunos em grupos, em formato de estações, pelas quais os mesmos percorriam a fim de oportunizar o julgamento para tomada de decisão frente aos protocolos da AIDPI de tosse, dor de ouvido, diarreia e febre. Desta forma, o usuário ao chegar ao cenário idealizado como uma unidade de saúde relatava suas queixas. O enfermeiro realizava a avaliação e a classificação do protocolo (tosse, dor de ouvido, diarreia ou febre), e posteriormente indicava tratamento. Ao enfermeiro, através de perguntas e a observação, foi incumbido avaliar e classificar de acordo com o protocolo. Já o observador verificava os principais pontos a serem considerados na avaliação do paciente, por meio de um check list. A simulação na formação do enfermeiro retrata semelhança com a realidade que será vivida, ela permite que o formando exercite sua tomada de decisão baseada em evidências e em situações que exigirão do enfermeiro conhecimentos na pratica clínica.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017