UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÕES REALÍSTICAS COMO MÉTODO DE ENSINO DA AIDPI NA MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Wigo Pereira Gomes da Silva
  • Co-autores
  • Francisca Antonia dos Santos , Francisco Elton Jones Arruda da Silva , Magilson Rodrigues da Silva , Samea de Sousa Matos e Silva , Cristiana Ferreira da Silva
  • Resumo
  •  

    A simulação é uma metodologia ativa cada vez mais utilizada como ferramenta educativa na formação do enfermeiro, oportunizando a aprendizagem focada no aluno, facilitado em ambiente seguro, guiado pelo educador e promovendo reflexão da prática. Objetivou-se relatar a experiência de monitores da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde da Criança, com simulações realísticas do atendimento à criança, norteada pela estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir da monitoria da disciplina em maio de 2018. Para a atividade guiada pelos protocolos da AIDPI, foram distribuídos os alunos em grupos, em formato de estações, pelas quais os mesmos percorriam a fim de oportunizar o julgamento para tomada de decisão frente aos protocolos da AIDPI de tosse, dor de ouvido, diarreia e febre. Desta forma, o usuário ao chegar ao cenário idealizado como uma unidade de saúde relatava suas queixas. O enfermeiro realizava a avaliação e a classificação do protocolo (tosse, dor de ouvido, diarreia ou febre), e posteriormente indicava tratamento. Ao enfermeiro, através de perguntas e a observação, foi incumbido avaliar e classificar de acordo com o protocolo. Já o observador verificava os principais pontos a serem considerados na avaliação do paciente, por meio de um check list. A simulação na formação do enfermeiro retrata semelhança com a realidade que será vivida, ela permite que o formando exercite sua tomada de decisão baseada em evidências e em situações que exigirão do enfermeiro conhecimentos na pratica clínica.

  • Palavras-chave
  • Simulação, AIDPI, Enfermagem, Aprendizagem.
  • Área Temática
  • PROCESSO DE CUIDAR
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Comissão Organizadora

 

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Marina Barbosa Gouveia

Pedro Lucas Bezerra Porto

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Comissão Científica

 

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Solange Sousa Pinheiro

Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017