Introdução: Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. O comprometimento dos nervos periféricos é a característica principal da doença, dando-lhe um grande potencial para provocar incapacidades físicas que podem, inclusive, evoluir para deformidades. É transmitida pelo contato direto com pessoas doentes, principalmente mediante o convívio com pacientes multibacilares antes do tratamento, com interferência de fatores determinantes e condicionantes do meio em que vive. Somente no ano de 2012, foram notificados 33.741 mil casos novos da doença no País, com uma taxa de incidência de 17,39 por 100 mil habitantes. Dessa forma, pensando em contribuir com a educação dos alunos, quanto à doença e seus riscos, faz-se necessário ações de articulação como estratégias pedagógicas para a promoção do aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educacional com o intuito de trabalhar com alunos de forma lúdica, interativa e dinâmica através de uma revista em quadrinhos. O material foi elaborado com assuntos sobre a hanseníase, por intermédio de um levantamento bibliográfico no banco de dados Scielo. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes do 8º semestre do Curso de Farmácia da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO. A revista foi desenvolvida durante o semestre 2018.2 em prol da Atividade Prática Supervisionada- APS, com o intuito de alertar os acadêmicos sobre as causas e riscos que a doença pode ocasionar. Para produção dessa ferramenta, foi usado o programa software Photoshop. Resultado e Discussão: A tecnologia educativa teve como abordagem historia em quadrinhos que retratam bem a vida do acadêmico, composta de um roteiro com linguagem de fácil cognição, bem como também ilustrações de animação adequada ao perfil cômico e juvenil, usado como fatores atrativo que instigue a curiosidade e a aprendizagem do discente. Durante a apresentação, os alunos já demostraram real interesse na aquisição do material educativo. Considerações finais: A hanseníase é classificada como um problema de saúde pública e é fundamental o conhecimento de seus agravos. Nos quadrinhos, as palavras recebem tratamento plástico diferente do usual, pela forma como são colocadas: em balões, com tamanhos, formas e espessuras diferentes, que podem transformar os significados, possibilitando conotações distintas daquelas que haveria no caso de o texto ser apenas escrito, trazendo uma visão diferente para o leitor, ampliando a capacidade de observação e de expressão; despertando o prazer estético; aguçando o senso de humor e a leitura crítica
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017