Pensar na educação e no ensino da patologia na atualidade tornou-se um desafio para todo professor e, a prática docente na Universidade, não fica à margem dessa questão. Desta forma faz-se necessário melhorar as metodologias utilizadas visando sempre o melhor tanto para os discentes como para os docentes para que haja maior interesse e motivação na busca de novos conhecimentos pelos discentes e um despertar de maior criatividade para os docentes e monitores na ministração de suas disciplinas. Desta maneira objetiva-se relatar a experiencia sobre a inserção de jogos, de forma frequente nas monitorias, mostrando sua eficácia no ensino da patologia. Trata-se da aplicação de uma metodologia baseada em um jogo existente bastante conhecido denominado: Dominó. Ao analisarmos o aprendizado dos alunos, podemos afirmar que o método de implantação de jogos nas monitorias tornou o ambiente de aprendizado mais dinâmico e, portanto, chamou a atenção dos alunos para a participação. A experiencia de se criar, organizar, planejar e aplicar métodos ativos de ensino é extremamente gratificante para o professor orientador, pois o mesmo visualiza o crescimento do aluno-monitor que se espelha no seu orientador e o mesmo cresce e se engaja ainda mais na docência. Já o aluno-monitorado consegue aprender de forma simplificada e eficaz sobre a disciplina e o impulsiona a buscar mais conhecimento.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017