INTRODUÇÃO: O Pioderma Gangrenoso (PG) é uma dermatose crônica com características peculiares e de etiologia desconhecida, muitas vezes de difícil diagnóstico. Manifesta-se através de lesões cutâneas ulceradas e dolorosas com evolução rápida e progressiva, mais comum em membros inferiores, no adulto jovem entre 25 e 54 anos, e no sexo feminino (Konopka et al 2013). OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes de enfermagem acerca da assistência ofertada a um paciente com pioderma gangrenoso. METODOLOGIA: Trata- se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido durante o estágio teórico-prático na disciplina Processo de Cuidar da Saúde do Adulto, em agosto de 2018. Durante o período citado, foram desenvolvidas as seguintes atividades relacionadas a sistematização da assistência de enfermagem para o caso em questão: construção do histórico de enfermagem; realização do exame físico do paciente; estabelecimento dos diagnósticos de enfermagem, utilizando a Taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA); elaboração das intervenções de enfermagem, utilizando a Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC); e elaboração dos resultados esperados, através da Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente foram desenvolvidas atividades com o intuito de identificar as necessidades do paciente através da realização do histórico de enfermagem e do exame físico do paciente. A partir da análise do caso, foram estabelecidos os diagnósticos e intervenções de enfermagem a seguir: 1- Integridade da pele prejudicada relacionada a úlcera infectada; intervenção: realizar curativo conforme protocolo. 2- Mobilidade física prejudicada relacionada a dor; intervenção: terapia com exercícios : deambulação. Concomitante a essas atividades foram realizados procedimentos como: debridamento na infecção cutânea , curativos nas lesões utilizando sulfadiazina de prata e alginato de prata, assim como a utilização da clorexidina degermante para limpeza. A experiência em questão configurou-se como uma vivência única e de muito aprendizado para os discentes, pois favoreceu o aprimoramento do conhecimento desses acerca do PG e dos cuidados de enfermagem, de uma maneira geral, às pessoas portadoras de feridas agudas e crônicas. Foi possível ainda, constatar a importância da sistematização da assistência de enfermagem para a melhoria da qualidade de vida do paciente com pioderma gangrenoso, com a necessidade de um olhar clínico e individualizado a fim de proporcionar excelência no cuidado com o cliente. CONCLUSÃO: essa experiência contribuiu sobremaneira para a capacitação dos discentes para a vida profissional e destacou a importância das ações de enfermagem para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos portadores de feridas, destacando-se a sistematização da assistência de enfermagem como ferramenta fundamental para o desenvolvimento das ações do enfermeiro.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017