O tema da tipologia da arquitetura da habitação coletiva e sua relação com os espaços públicos é emergente na condição contemporânea.Esta pesquisa é sobre a tipologia da habitação existente no bairro nesta primeira década do século XXI e a organização do território liderado por atores do mercado privado. O setor da habitação coletiva e seus atores urbanos não estão atentos para a concepção de uma tipologia que atendessem às características culturais e históricas do bairro. Nossa pergunta vai ao encontro de como a teoria do projeto poderá auxiliar na concepção da tipologia que garanta de modo satisfatória a inserção de uma densidade habitacional e urbana no bairro valorizando as identidades culturais? Nosso objetivo geral é fazer um levantamento das características e evolução da tipologia da habitação coletiva, nas fases moderna e contemporânea, contextualizando com os elementos urbanos. Fazer o resgate da arquitetura regional, e a conduta do autor do projeto aos temas da arquitetura contemporânea, cultura, tipologia e memória da cidade, em contraponto ao mercado imobiliário dos negócios e transações imobiliárias. Como recurso metodológico, a revisão biblioteca dos temas, tipo, tipologia, modelo, elementos dos espaços urbanos, bem com, levantamento e ficha técnica do conjunto arquitetônico da habitação coletiva, execução de mapas temáticos e diagramas. Ao final, alcançamos a percepção da cidade mediante a seleção tipológica da arquitetura enquanto lugar da própria história, compreendendo a vida entre os edifícios, espaços públicos da cidade como fonte para a concepção da teoria e projeto da arquitetura da habitação.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017