Reações farmacodérmicas são definidas como manifestações adversas em pele, mucosa e anexos, as quais podem estar isoladas ou associadas a outras alterações orgânicas ou sistêmicas. Tais reações também são conhecidas como reações cutâneas medicamentosas, dermatites medicamentosas ou toxidermias. As dermatites medicamentosas podem gerar alterações estruturais ou funcionais da pele, onde o quadro clínico apresenta-se de forma diversificada, com lesões localizadas ou generalizadas. Os mecanismos imunológicos envolvidos nas toxidermias não estão completamente elucidados. Contudo, sabe-se que o sistema imune tem papel relevante através de reações de hipersensibilidade dos tipos I, II, III e IV, sendo tais respostas dependentes do tamanho das partículas envolvidas na reação. O diagnóstico da doença baseia-se na avaliação clínico-laboratorial do paciente, onde a análise clínica envolve uma busca detalhada de fatores relacionados à administração do fármaco e seus efeitos adversos. Os exames histopatológico e citológico são importantes ferramentas na busca diagnóstica da farmacodermia, entretanto, não são capazes de identificar o agente causal. A partir do exposto e visando à difusão de informações acerca de toxidermias em animais, o objetivo do presente trabalho foi relatar a ocorrência de reação farmacodérmica pelo uso de solução otológica em cão.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017