A expansão de inovações dentro do cenário do ensino abriu espaços para novas formas de ensinar, possibilitando o desenvolvimento de estratégias didáticas que favorecem o aprendizado e a prática. Objetivou-se descrever a reflexão do monitor acerca da aplicação de simulação de consulta à puericultura ao neonato durante a monitoria da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde da Criança e do Recém-Nascido. Trata-se de um estudo descritivo, relato de experiência, realizado entre abril e agosto de 2018, em uma instituição particular de ensino superior, localizada em Fortaleza-CE. O estudo descreve a vivência de cinco monitores do curso de Enfermagem da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde da Criança e do Recém-Nascido durante a aplicação de simulação de consultas clínicas ao neonato. No inicio da prática, observou-se que os alunos manifestaram sentimento de estresse e aparentavam um leve quadro de ansiedade. Mas, após um momento de conversa, foram tornando-se protagonistas. Observou-se que a estratégia de oportunizar a simulação de atendimento levou aos estudantes a uma preparação prévia, os quais buscaram realizar uma consulta minuciosa. Percebeu-se que a situação-problema possibilitou aos monitores o reconhecimento das potencialidades dos alunos e dos pontos a aprofundar. A partir desta vivência, os monitores puderam trabalhar conteúdos durante os posteriores encontros da monitoria, identificados como necessários a partir da simulação. Pode-se avaliar que a metodologia foi considerada satisfatória, tendo em vista os reflexos positivos na preparação no campo de prática e pontos necessários a serem trabalhados.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017