A preocupação com qualidade do cuidado e com a segurança do paciente nas instituições de saúde tem aumentado em âmbito global. O maior desafio dos especialistas, em segurança do paciente, que buscam a redução dos eventos nas instituições de saúde tem sido a assimilação do conteúdo e da prática de segurança ao paciente. Neste contexto, o estudo tem como objetivo analisar o conhecimento dos alunos de pós-graduação em enfermagem em urgência e emergência sobre segurança do paciente de uma Instituição de Ensino Superior do Município de Fortaleza – CE. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta por alunos do curso de pós-graduação em Enfermagem em urgência e emergência, que cursaram 60% da carga horária do curso. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado pelos autores com perguntas relacionadas às medidas que garantem a segurança do paciente quanto identificação segura, higiene das mãos, administração segura de medicamentos, cirurgia segura, prevenção de queda. A coleta dos dados ocorreu no mês de março de 2018. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética da instituição com parecer 2.353.558. Os resultados foram: maioria dos alunos do sexo feminino, com faixa etária de 21 a 30 anos de idade, pardos e residentes em Fortaleza-Ce, com conhecimentos satisfatório (acerto maior que 70%) quanto ao tempo de higiene correta das mãos, identificação do paciente e procedimentos para cirurgia segura, os pontos a melhorar foram administração segura de medicamentos (9 certos) e medidas de prevenção de quedas. Assim, salienta-se a importância da educação permanente em saúde quanto a Segurança do Paciente, durante a pós-graduação na IES em estudo, para que cada vez mais os alunos que estão no mercado de trabalho estejam capacitados para exercer sua função nos estabelecimentos de urgência e emergência.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017