O USO DO TEAM-BASED LEARNING COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Alana Azevedo de Oliveira
  • Co-autores
  • Maria Graziely Lopes Silva , Cristiana Ferreira da Silva
  • Resumo
  •  

    Team-based learning (TBL) é definido como Aprendizagem Baseada em Equipes. É uma estratégia utilizada para fomentar o aprendizado ativo podendo ser usada como parte do processo formativo avaliativo dos alunos de um determinado assunto. Trata-se de um relato de experiência de monitoras que descreve a aplicação do uso de um TBL como instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem na monitoria de epidemiologia, cujo objetivo principal da nova abordagem foi estabelecer uma revisão do conteúdo ministrado em sala de aula e consequentemente esclarecerem dúvidas advindas da experiência. Observou-se que para ambos, monitor/aluno, a atividade foi enriquecedora, pois houve questionamentos durante a explicação dos itens verdadeiros ou falsos, esclareceu dúvidas em relação ao conteúdo ministrado, desenvolvendo habilidades como as de raciocínio, pensamento reflexivo, questionamentos, autoconfiança e trabalho em equipe. Sendo assim, o TBL comtempla os critérios em busca de uma aprendizagem eficaz, fazendo com que os discentes promovam habilidades para seu próprio sucesso.

     

  • Palavras-chave
  • Team-based Learning, Educação em Enfermagem, Mentores
  • Área Temática
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Comissão Organizadora

 

Ailton Pereira da Silva

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Daniel Carlos Lopes Vasconcelos

Fernanda Rocha Dantas

Juliana Pereira Pessoa

Marina Barbosa Gouveia

Pedro Lucas Bezerra Porto

Yohrranna Kelly Almeida de Araujo

 

Comissão Científica

 

Andréa Bessa Teixeira

Anne Caroline Moraes de Assis

Isabelle Lucena Lavor

Solange Sousa Pinheiro

Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017