Assistir em enfermagem significa atender as necessidades do paciente/cliente de forma que possa garantir a biossegurança e a continuidade do cuidado em três níveis de atenção, ou seja, primário, secundário e terciário, visando à promoção, proteção, recuperação e reabilitação de sua saúde. A assistência ao pré-natal destina-se a garantir o melhor estado de saúde prestado á gestante durante os nove meses de gravidez, visando melhorar e evitar problemas para a mãe e a criança nesse período e no momento do parto. A assistência ao pré-natal deve visar não só as questões biológicas, mas também as emocionais, sociais e culturais da gestante, analisar o desenvolvimento do feto, bem como acentuar a importância do papel do pai, além disso, é de competência do enfermeiro orientar quanto à alimentação, posições de conforto, vacinação, solicitar exames e oferecer o Cartão da gestante, devidamente preenchido com as informações mais relevantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, geralmente o pré-natal reduz o número de nascimentos prematuros, evita cesarianas desnecessárias, reduz o número de nascimentos com baixo peso e as complicações como a hipertensão arterial e a transmissão vertical de patologias (BRASIL, 2013).
Descrever a experiência da prática acadêmica de uma interna da Faculdade Metropolitana de Fortaleza, frente ao atendimento das consultas de pré-natal.
A consulta de pré-natal foi conduzida pela discente e enfermeira preceptora, a ocasião cheia de dúvidas, tensões e preocupações em atuar em um momento tão cheio de sentimentos como a gestação se tornou em um processo de aprendizagem tranquilo e dinâmico, por ter sido depositado confiança do enfermeiro na discente, foi possível realizar o acolhimento as gestantes e acompanhantes, orientar sobre as mudanças fisiológicas decorrentes da gravidez, explicar sobre a importância de uma alimentação saudável, realizar testes rápidos para detectar/tratar precocemente doenças adquiridas durante a gestação, vacinação, provável local do parto, uso de medicamentos e repelentes no período gravídico. A enfermeira docente acompanhou a discente na realização do exame obstétrico da forma adequada, que posteriormente seria feito pela discente sozinha com mais facilidade e segurança. Enfatizou e orientou quanto à importância e o correto preenchimento do cartão da gestante, e alimentar as informações no sistema de prontuário eletrônico.
Conclui-se que a assistência de enfermagem na consulta de pré-natal é de extrema importância, pois garante um cuidado baseado em conhecimentos teóricos e habilidades práticas de qualidade. Desta forma, esta vivencia contribui na formação profissional do interno para que possa realizar uma assistência eficaz.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017