O presente estudo demonstra a relevância da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para o fortalecimento das ações de nutrição nas Unidades de Atenção Primária à Saúde, auxiliando no processo saúde-doença da população, em prol dos mesmos optarem por hábitos alimentares mais saudáveis no cotidiano. À vista disso, o objetivo do estudo foi promover estratégias educativas nutricionais, incentivando os pacientes a reduzir o consumo de sal refinado nas preparações e principalmente evitar consumir alimentos ultra processados, que apresentam grande teor de sódio, em decorrência da grande prevalência das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), a título de exemplo a Hipertensão arterial. Trata-se de uma pesquisa de abordagem descritiva do tipo relato de experiência, durante a vivência na disciplina Estágio de Saúde Coletiva, com acadêmicas do curso de nutrição de uma instituição privada no município de Fortaleza-CE. Com o público alvo, pacientes adultos e idosos em uma Unidade Básica de Saúde. Os resultados foram satisfatórios, foi possível observar que os pacientes compreenderam de forma clara o grande objetivo da ação, os mesmos se interessaram bastante pelo sal de ervas e pelo folder com 10 passos em prol de uma alimentação saudável, para prevenção e controle da hipertensão juntamente com a receita do sal de ervas caseiro. Diante do exposto, podemos concluir que a Educação Alimentar e Nutricional nas Unidades Básicas de Saúde, são de suma importância para a população respeitando os mesmos, mediante aos fatores socioeconômicos, culturais, sociais, entre outros.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017