O estágio curricular supervisionado, intitulado de internato de enfermagem em algumas instituições de ensino superior- IES, é obrigatório para se obter o diploma de graduado em enfermagem segundo as diretrizes curriculares nacionais. Além da finalidade para a obtenção de grau, o internato de enfermagem que acontece na reta final da formação é considerado pelos discentes e egressos como a experiência acadêmica mais significativa para sua vida pessoal e profissional, servindo como um espaço de discussão, reflexão e aprendizagem, em consonância com a realidade da prática profissional do enfermeiro.
Relatar a experiência de uma interna na estratégia saúde da família que teve como cenário de prática a estratégia saúde da família (ESF).Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido a parti das vivências do Internato de Enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde. A vivência a ser relatada se inicia bem antes da chegada à unidade básica de saúde, o primeiro contato acontece desde a escolha do munícipio que foi bastante disputada pelos futuros internos, tendo em vista que os mesmos já passaram por diversos cenários. Com a escolha o sentimento foi de felicidade por conseguir estágio na mesma cidade de residência, seguido de medo, insegurança, angústias, expectativas relacionadas à recepção dos funcionários da unidade, como seria a aceitação da população entre outros. A interna foi acolhida pela preceptora e apresentada a instituição por completo, cada sala, setor, funcionário e suas determinadas funções. Foi possível a princípio observar o envolvimento e a receptividade dos profissionais diante de mais uma interna, sendo que a unidade recebe diariamente alunos de diversos cursos e áreas já que se trata de um posto escola. Em seguida houve um momento em que a preceptora descreveu as normas e rotina da unidade, que serão seguidas durante todo o internato, totalizando uma carga horária de 300 h. Logo após, foram iniciadas as atividades em campo de estágio. O andamento assistencial foi construído com momentos de desenvolvimento da práxis, a bagagem de conhecimento cientifica aplicada na prática com a ampliação da habilidade manual incentivando o aumento da segurança na realização de procedimentos e na relação enfermeira-paciente, e a compressão que a gestão de uma equipe e do processo de trabalho vai ser o de mais complexo das competências e habilidades a ser aprendida. A aproximação com a enfermeira preceptora em todas as atividades facilitou para que a integração com a equipe e os pacientes aconteça de modo satisfatório. Assim a inserção daria a oportunidade para o desenvolvimento de habilidades e competências que lhes seriam atribuídas. Desta forma a interna passou a desempenhar as funções com mais segurança e confiança, sendo superadas as expectativas de forma positiva. A experiência vivenciada pela interna de enfermagem é bastante enriquecedora. Vivenciaram-se diversas situações que em outras oportunidades nos cenários de prática não foi possível, como condução da assistência de enfermagem nos resultados de testes rápidos, realização de visitas domiciliares, gestantes que iniciaram consultas de pré-natal tardiamente, e condução do atendimento frente a dificuldades burocráticas. A oportunidade contribui para vida pessoal e profissional de maneira positiva oportunizando novos objetivos e posturas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017