INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PARA A CRIANÇA BRASILEIRA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Autor
  • José Davi Nunes Martins
  • Co-autores
  • Francilena Ribeiro Bessa
  • Resumo
  • O desenvolvimento infantil compreende vários aspectos que envolvem fatores físicos, psicológicos, afetivos, culturais e sociais que podem interferir no bem-estar da criança. Desta forma, é necessário ter meios de avaliar interferências de forma rápida, efetiva e com custo baixo. Deste modo, objetiva-se identificar na literatura instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil que podem ser utilizados em crianças brasileiras, mostrando seu intuito, público alvo, adaptação transcultural, validade e confiabilidade. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura feita na base de dados Scielo e no site Google Acadêmico, em português e inglês.  Dentre onze instrumentos encontrados, seis foram analisados, sendo excluídos os que não configuravam escala ou teste, não tinham adaptação, baixa confiabilidade ou poucos itens para administração. Todos com características variadas, como: Denver Developmental Screening Test, segunda edição (Denver-II), que avalia capacidades motoras e de linguagem; a Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil (Bayley-III) que avalia domínios de desenvolvimento; Alberta Infant Motor Scale, que testa o desenvolvimento motor de recém-nascidos a termo e pré-termo; a Bateria de Visualização e Raciocínio da Escala de Desempenho Internacional Leiter Revisada, que mede o grau de inteligência não verbal; o Levantamento Linguístico do Desenvolvimento, que avalia o vocabulário expressivo das crianças; e Survey of Well-being of Young Children (SWYC), que monitora o risco de transtornos comportamentais; podendo todos serem aplicados nos três níveis de atenção à saúde. A utilização de instrumentos validados no Brasil permite que possíveis sinais de alerta para atrasos do desenvolvimento sejam identificados precocemente e encaminhados o quanto antes para possíveis intervenções.

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento Infantil, Triagem, Avaliação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • PROCESSO DE CUIDAR
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Juliana Pereira Pessoa

Marina Barbosa Gouveia

Pedro Lucas Bezerra Porto

Yohrranna Kelly Almeida de Araujo

 

Comissão Científica

 

Andréa Bessa Teixeira

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Isabelle Lucena Lavor

Solange Sousa Pinheiro

Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017