CETOACIDOSE DIABÉTICA- UM RELATO DE CASO UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

  • Autor
  • Amanda Naiala Ribeiro Furtado
  • Co-autores
  • Deyviane dos Santos Ferreira , Lucas Paiva Silveira , Tiago Lima Sampaio , Andréa Bessa Teixeira
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A cetoacidose diabética (CAD) é uma complicação aguda e grave do Diabetes Mellitus, que acomete principalmente pacientes com DM tipo 1, podendo levar a um quadro letal. Pode ser desencadeada por processos infecciosos e pelo uso incorreto da insulina. As manifestações clínicas típicas são poliúria, polidipsia e outros sintomas de hiperglicemia progressiva. Pode haver fraqueza, letargia, náuseas, dor abdominal e anorexia. O exame físico revela alterações decorrentes, principalmente, da acidose e desidratação, isto é, pele e mucosas secas, pressão venosa jugular reduzida, hipotaquicardia, função mental deprimida, respiração de Kussmaul (rápida e profunda) e hálito cetônico (ABURJELI et al,2009). As glicemias maiores que 300 mg/dl, presença de glicosúria e cetonúria, alterações da gasometria arterial (pH e HCO3 baixos) e alterações eletrolíticas (Na e K baixos), confirmam a cetose do ponto de vista laboratorial. A taxa de mortalidade decorrente dessa condição está em torno de 5% em centros de referência para o tratamento do diabetes, podendo atingir maiores percentuais na presença de coma e hipotensão arterial (GROSSI, 2006). OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo orientar a população de uma maneira dinâmica / lúdica sobre a cetoacidose diabética e os métodos de interpretação de exames laboratoriais através de uma ferramenta tecnológica e educacional. METODOLOGIA: O presente trabalho trata-se de uma história em quadrinhos elaborada por discentes das disciplinas de Bioquímica clínica, Citopatologia clínica e Microbiologia clínica do Curso de Farmácia da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO. A história em quadrinhos foi desenvolvida durante o semestre 2018.2, em prol da Atividade Prática Supervisionada (APS), com o intuito de propagar conhecimento à população, bem como aos acadêmicos e profissionais da área da saúde sobre a cetoacidose diabética e a interpretação de exames laboratoriais utilizando o aplicativo Pixton. Pixton é um aplicativo de montagem de história em quadrinhos de forma fácil e rápida. A imagem é instantânea enquanto a palavra é sucessiva, necessitando que as palavras sejam decodificadas e interpretadas.  RESULTADOS E DISCUSSÃO: A história em quadrinhos foi desenvolvida através da pesquisa em artigos que continham informações que descrevem as características da doença, fatores de desencadeamento, manifestações clínicas, alterações laboratoriais, diagnóstico e tratamento. A mesma relatou um caso clínico de uma criança de10 anos que apresentou sinais e sintomas característicos de cetoacidose diabética, pois o mesmo não fazia o uso correto da insulinoterapia. Ao chegar na unidade de saúde foi avaliada pelo seu estado clínico pelo médico e colhido exames laboratoriais, onde o farmacêutico esclareceu a mãe sobre os exames. A criança foi tratada e a mãe entendeu as alterações e os riscos que poderia existir caso a insulinoterapia não fosse seguida de forma correta.  A história foi contada de forma lúdica e com uma linguagem acessiva, podendo assim levar conhecimento a população em geral, bem como aos acadêmicos e profissionais da área da saúde sobre a cetoacidose diabética. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A cetoacidose diabética (CAD) é uma condição aguda da Diabetes Mellitus em pacientes que desconhecem seu diagnóstico ou por pacientes que fazem o uso incorreto da insulina. Se houver um diagnóstico rápido e preciso, a CAD tem um bom prognóstico e pode ser revertida na maioria das vezes, sendo o farmacêutico um profissional de saúde capacitado para auxiliar nesse diagnóstico.  Por tanto o nosso material lúdico e educativo pode ser de grande relevância, por levar   conhecimento a população em geral sobre a doença, com uma linguagem simples e de fácil entendimento.

    Palavras-chave: Cetoacidose diabética, Diabetes Mellitus, História em quadrinhos.

     

     

    ¹ Discentes do Curso de Farmácia da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO.

    ² Docente do Curso de Farmácia da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza- FAMETRO. Professor das Disciplinas de Hematologia 1, Bioquímica Clínica.

    ³ Docente do Curso de Farmácia da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO. Professora das Disciplinas de  Citopatologia Clínica e Microbiologia Clínica.

    REFERÊNCIAS

    1.    Grossi SAA. O manejo da cetoacidose em pacientes com Diabetes Mellitus: Subsídios para a prática clínica da enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2006; 40(4): 582-6.

               

    2.    ABURJELI et al. Cetoacidose diabética em pediatria: relato de caso. Rev Med Minas Gerais 2009; 19(4 Supl 3): S61-S63.

    3.    BARONE, B. et al. Cetoacidose diabética em adultos- Atualização de uma complicação antiga. Arq. Bras Endocrinol Metab 2007; 51/9.

    4.    JACOB et al. Cetoacidose diabética: Uma revisão de literatura. Braz. J. Surg. Clin. Res, v.6, n.2, pp. 50-53 (Mar-Mai 2014)

               

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Cetoacidose diabética, Diabetes Mellitus, História em quadrinhos.
  • Modalidade
  • Pôster
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  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

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