As atuais diretrizes brasileiras que abordam a prevenção do adoecimento cardiovascular orientam que sejam utilizados a avaliação dos fatores de risco destas condições em curto e longo prazo, de forma a estratificar as pacientes com base nestes e propor condutas que possam reduzir o impacto destas condições. O crescente enfoque que tem se dado ao adoecimento cardiovascular feminino alerta para a utilização desses fatores ao público, de forma a minimizar a morbimortalidade nesse grupo por estas condições. Considerando a importância desta avaliação, realizou-se revisão integrativa da literatura a fim de se identificar quais as evidências científicas atuais sobre o uso dos fatores de risco e seu impacto na prevenção do adoecimento cardiovascular feminino. Dentre os 23 artigos selecionados, dividimos os fatores de risco em domínios que foram: Avaliação clínica ambulatorial, dados sociodemográficos, dados socioeconômicos, fatores psicossociais, hábitos de vida, história clínica pessoal e história ginecológica. Dentre os riscos mais citados nos estudos analisados podemos destacar o índice de massa corporal, medidas antropométricas, perfil lipídico, hipertensão e tabagismo, destacando assim a necessidade de conhecimento dos profissionais para identificação e manejo desses fatores em mulheres de forma precoce.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017