INTRODUÇÃO: A Educação em Saúde é uma prática social, cujo processo contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, e estimula a busca de soluções e organização para a ação individual e coletiva. Os graus de visão abrangem um amplo espectro de possibilidades: desde a cegueira total, até a visão perfeita, também total. A expressão “deficiência visual” se refere ao espectro que vai da cegueira até a visão subnormal. OBJETIVO: Construir cartilha educativa sobre o descarte de medicamentos e tornar tais informações acessíveis a portadores de deficiência visual. METODOLOGIA: A metodologia adotada se baseou em pesquisas bibliográficas sobre descarte de medicamentos e a tradução da linguagem escrita e visual da cartilha para uma linguagem falada. Assim, tornando as informações acessíveis a deficientes visuais. Esse processo foi composto por sete fases conduzido entre outubro e dezembro de 2017. A última etapa do projeto foi desenvolvida no Instituto dos Cegos de Fortaleza- Ceará. RESULTADOS: A primeira fase realizou uma coleta bibliográfica com enfoque na conscientização do descarte correto de medicamentos, tendo em vista, a problemática do descarte inadequado e os seus riscos. A segunda fase promoveu a sistematização do conteúdo. A terceira fase buscou escolher ilustrações do conteúdo selecionado para construção visual da cartilha. A quarta fase realizou a diagramação e edição da cartilha. A quinta fase realizou a construção de um roteiro com as informações selecionadas. A sexta fase promoveu a reprodução em áudio através de linguagem verbal com diálogo envolvendo perguntas e respostas sobre o descarte correto de medicamentos. Além disso, é abordado onde são os pontos de coleta de medicamentos, na cidade de fortaleza; o que fazer com medicamentos fora do prazo de validade, embalagem, bulas e descarte de seringas e agulhas. Assim, obteve-se a cartilha gravada em áudio e disponível na biblioteca da Sociedade de Assistência aos Cegos do Centro de Gravação Francisco de Andrade Barroso no Instituto dos Cegos de Fortaleza - Ceará. CONCLUSÃO: Tendo em vista, a carência de informações da população no que diz respeito aos pontos de coleta e como proceder com medicamentos vencidos foi construído cartilha educativa em linguagem escrita e ilustrativa sobre aspectos legais do descarte apropriado de medicamentos, bem como, a tradução dessa para linguagem falada em arquivo depositado na biblioteca do Instituto dos Cegos da Cidade de Fortaleza-Ceará.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017