O desperdício de partes de hortaliças no preparo de refeições em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), pode gerar grande impacto econômico, social e ambiental, devendo ser evitado por meio da utilização de equipamentos adequados e treinamento dos manipuladores. O estudo teve como objetivo avaliar o Fator de Correção das hortaliças mais utilizadas em uma UAN localizada em Fortaleza/Ce e comparar com os dados referidos da literatura. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo. Para realizar o cálculo do fator de correção foi utilizado o índice que determina a relação entre peso bruto (alimento in natura) e peso liquido (alimento depois de limpo e preparado para utilização). A coleta de dados foi realizada no período de outubro a novembro de 2017, pela manhã. A amostra foi realizada com 10 tipos de hortaliças, sendo estas abobrinha, acelga, alface crespa, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, espinafre, pepino e tomate. Os dados foram registrados em uma planilha no programa Microsoft Office Excel ® 2010. Os resultados foram expostos através de tabela. Das hortaliças avaliadas, o chuchu foi o único que apresentou maior índice de desperdício quando comparados com as quatro referências utilizadas, devido ao uso inadequado do equipamento para descasque. Porém o tomate, a cebola e a acelga apresentaram fator de correção acima do estabelecido por algum dos autores. Cabe ao responsável da unidade promover treinamentos de modo a orientar seus colaboradores responsáveis pelo pré-preparo, assim como a compra de equipamentos adequados para os cortes, a fim de minimizar possíveis desperdícios e custos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017