INTRODUÇÃO: A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii (T. gondii), um parasita intracelular obrigatório. A infecção possui distribuição mundial e alta prevalência sorológica. É popularmente conhecida como a “doença do gato”. A transmissão da toxoplasmose acontece através dos felinos jovens, não imunes, que se infectam por meio da ingestão de presas contendo cistos teciduais ou ao ingerirem oocistos esporulados de ambientes contaminados. Os gatos são considerados hospedeiros definitivos ou completos, pois, em seu epitélio intestinal ocorre o ciclo sexuado do parasita, ou seja, ocorre a eliminação de milhares de oocistos nas fezes que consequentemente contaminam o meio ambiente. As vias de transmissão são três: fecal-oral, carnivorismo e transplacentária. O diagnóstico da toxoplasmose é baseado na pesquisa de anticorpos específicos anti T. gondii, ou seja, é avaliado a curva de ascensão e queda dos títulos de anticorpos de diferentes isotipos (IgM, IgE, IgA e principalmente o IgG). Esses anticorpos quando pesquisados indicam sobre a presença ou ausência da doença. OBJETIVOS: Desenvolver uma tecnologia educacional, com propósito de informar a população, alertando e orientando de forma didática sobre a toxoplasmose. METODOLOGIA: O presente trabalho trata-se de pesquisas realizadas em bancos de dados como a Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nos meses de agosto e setembro de 2018, com abordagem metodológica didática, com elaboração de uma história em quadrinhos (HQ), para facilitar o entendimento do público e maior sensibilização e disseminação do conteúdo abordado. O material foi elaborado com assuntos que envolvem os riscos de contaminação pelo T. gondii, formas de infecção, sinais e sintomas e diagnóstico laboratorial. RESULTADOS: Este trabalho irá proporcionar a população o acesso facilitado a informações oriundas de fontes de pesquisa científica confiáveis, sobre a toxoplasmose, através de uma metodologia didática e uma linguagem de fácil compreensão, no caso, uma história em quadrinhos. O desenrolar da HQ irá se passar na casa de uma famíla que tem um filho estudante do curso de graduação em Farmácia que tem uma aula sobre Toxoplasmose e acaba assutando seus pais, pois sua irmã mais nova recentemente encontrou um gato na rua e levou para casa da família. A mãe relatada na história está com poucos meses de gravidez e desespera-se, indo de imediato procura o serviço de saúde. Procurou-se abordar o tema da Toxoplasmose na gravidez, haja vista as complicações que essa doença pode causar, como aborto expontâneo, morte do feto ou ainda responsável por problemas físicos e/ou mentais na criança. CONCLUSÃO: Podemos concluir que a toxoplasmose é uma doença muito comum, que precisa de uma atenção melhor tanto dos profissionais de saúde como da população, porque a principal fonte de transmissão são os felinos que eventualmente habitam suas residências.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017