A Educação financeira é uma das formas de obter conhecimentos possibilitando a ter uma orientação na utilização do dinheiro. Ao modo que proporciona o consumo consciente. O entendimento e a pratica da educação financeira pode ser uma caminho que ofereça uma vida tranqüila, saudável e bem sucedida.
No Brasil, o endividamento das famílias em setembro de 2017 chegou a 58,4%, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) [1]. O desemprego pode a vir ser o grande protagonista deste resultado, mas o despreparo e a falta de conhecimento das pessoas sobre finanças serão capazes de acarreta no endividamento.
A importância da implantação da Educação Financeira nas escolas faz com que o conhecimento deste assunto seja precoce no ensino, na pratica e no conhecimento sobre finanças, quanto mais cedo se toma entendimento, os crianças/jovens cresceram mais preparados a lidar com suas finanças pessoais e até mesmo, assim sendo, na vida empresarial.
O auxilio da família poderá ter dificuldades sobre o assunto, já que na época de muitos, os pais não tiveram o mesmo acesso a educação financeira que os filhos. Porém, isso pode ser compartilhado, os filhos ensinam os pais, e assim o aprendizado sofre uma multiplicação, estruturando não só o jovem, mas a família comum todo. A pesquisa foi realizada para buscar responder se a união entre escola, família e estado podem se unir para contribuir com a formação das pessoas sobre finanças com relevância no desenvolvimento da educação financeira?
O objetivo geral deste trabalho é mostrar a importância da implantação da educação financeira nas escolas, que com isso consiga ter um conhecimento de finanças podendo ser utilizada na vida pessoal ou empresarial e com os objetivos específicos de demonstrar a participação do governo e das famílias para o desenvolvimento da educação dos jovens Com base no programa desenvolvido pelo o mestre Reinaldo Domingos[2], o DSOP, e apresentando os resultados já evidenciados sobre a implantação do ensino em algumas escolas no Brasil. O objetivo de explanar que os autores discutem sobre economia financeira e a uma preocupação sobre este assunto não estar presente no cotidiano de todas as famílias e escolas.
O trabalho proposto tem fundamentação com base em pesquisa de modo quantitativa e bibliográfica, retratando com as pessoas que vivenciam a temática da pesquisa. Segundo Marina (2005, p.160) A pesquisa bibliográfica é um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema. Apresentando os resultados que foram obtidos por meio de questionamento.
Tendo como objetivo encontrar respostas sobre a contribuição da educação financeira nas escolas com base na aplicação do programa DSOP para o desenvolvimento da população estudantil e familiar formando uma população menos endividada. Foram utilizados os números feitos por questionamento aos pais com os filhos que possuem Educação Financeira e aos pais que os filhos não possuem Educação Financeira, comparando seus resultados obtivemos a analise.
Demonstrar a importância e evidenciar através dos resultados a diferença entre as pessoas que possuem conhecimentos da Educação Financeira e pessoas que não tem conhecimentos.
O presente trabalho retratou da temática Educação Financeira, descrevendo os papeis das escolas, da família e do Estado que podem se unir para contribuição para a formação das pessoas sobre finanças. Não só se abstendo ao fato que a economia seja presente e o despreparo seja a grande dificuldade, mas mostrando que a relevância do tema na vida de cada pessoa possui um caráter positivo que possamos ter cidadão economicamente consciente. A escola é uma ótima iniciativa, já que boa parte de nossas vidas passamos por ela. Tendo em consideração que um ensino adequado facilitará o entendimento sobre o assunto.
Não podemos exigir que a escola fosse a única forma de obter esses conhecimentos, já que na família, em alguns casos, a prática começa simples atitudes como o cofrinho, mesada, já é um incentivo a educação financeira e a família é ligada diretamente neste papel auxiliando as escolas e pondo em pratica todo o aprendizado.
Esse projeto DSOP, vem com o intuito e responsabilidade de mostrar que a Educação Financeira possui uma importância na vida de todas as pessoas. Que nas escolas temos o conhecimento pedagógico, em casa os pais auxiliam e o Estado disponibiliza ferramentas que auxiliam os conhecimentos.
Por tanto, contudo apresentado no artigo, fica evidenciado que a uma necessidade da educação financeira nas escolas, que auxiliam os pais e os alunos na organização das finanças pessoas. E que com a contabilidade, no futuro, com toda sua estrutura disciplinar, pode contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos, pois a contabilidade possui instrumentos de controles patrimoniais nos quais conseguem uma ampliação dos seus conhecimentos em finanças pessoais, que e possibilitam a auxiliar os empresários em suas tomadas de decisão.
[1] (CNG.ORG, 2018) PEIC: Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso, e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017