A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR COM BASE NO PROGRAMA DSOP DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS

  • Autor
  • Francisco Jonnathan Fonteles Sousa
  • Co-autores
  • Maria Luiza Oliveira Damasceno , Oliver Cunha Sampaio Filho , Andre Luiz Moreira Fontenelle , Danielli Leite Campos Monteiro , Liliana Farias Lacerda
  • Resumo
  •  

    A Educação financeira é uma das formas de obter conhecimentos possibilitando a ter uma orientação na utilização do dinheiro. Ao modo que proporciona o consumo consciente. O entendimento e a pratica da educação financeira pode ser uma caminho que ofereça uma vida tranqüila, saudável e bem sucedida.

    No Brasil, o endividamento das famílias em setembro de 2017 chegou a 58,4%, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) [1]. O desemprego pode a vir ser o grande protagonista deste resultado, mas o despreparo e a falta de conhecimento das pessoas sobre finanças serão capazes de acarreta no endividamento.

                A importância da implantação da Educação Financeira nas escolas faz com que o conhecimento deste assunto seja precoce no ensino, na pratica e no conhecimento sobre finanças, quanto mais cedo se toma entendimento, os crianças/jovens cresceram mais preparados a lidar com suas finanças pessoais e até mesmo, assim sendo, na vida empresarial.

                O auxilio da família poderá ter dificuldades sobre o assunto, já que na época de muitos, os pais não tiveram o mesmo acesso a educação financeira que os filhos. Porém, isso pode ser compartilhado, os filhos ensinam os pais, e assim o aprendizado sofre uma multiplicação, estruturando não só o jovem, mas a família comum todo. A pesquisa foi realizada para buscar responder se a união entre escola, família e estado podem se unir para contribuir com a formação das pessoas sobre finanças com relevância no desenvolvimento da educação financeira?

                O objetivo geral deste trabalho é mostrar a importância da implantação da educação financeira nas escolas, que com isso consiga ter um conhecimento de finanças podendo ser utilizada na vida pessoal ou empresarial e com os objetivos específicos de demonstrar a participação do governo e das famílias para o desenvolvimento da educação dos jovens Com base no programa desenvolvido pelo o mestre Reinaldo Domingos[2], o DSOP, e apresentando os resultados já evidenciados sobre a implantação do ensino em algumas escolas no Brasil. O objetivo de explanar que os autores discutem sobre economia financeira e a uma preocupação sobre este assunto não estar presente no cotidiano de todas as famílias e escolas.

    O trabalho proposto tem fundamentação com base em pesquisa de modo quantitativa e bibliográfica, retratando com as pessoas que vivenciam a temática da pesquisa. Segundo Marina (2005, p.160) A pesquisa bibliográfica é um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema. Apresentando os resultados que foram obtidos por meio de questionamento.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

    Tendo como objetivo encontrar respostas sobre a contribuição da educação financeira nas escolas com base na aplicação do programa DSOP para o desenvolvimento da população estudantil e familiar formando uma população menos endividada. Foram utilizados os números feitos por questionamento aos pais com os filhos que possuem Educação Financeira e aos pais que os filhos não possuem Educação Financeira, comparando seus resultados obtivemos a analise.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

    Demonstrar a importância e evidenciar através dos resultados a diferença entre as pessoas que possuem conhecimentos da Educação Financeira e pessoas que não tem conhecimentos.

    O presente trabalho retratou da temática Educação Financeira, descrevendo os papeis das escolas, da família e do Estado que podem se unir para contribuição para a formação das pessoas sobre finanças. Não só se abstendo ao fato que a economia seja presente e o despreparo seja a grande dificuldade, mas mostrando que a relevância do tema na vida de cada pessoa possui um caráter positivo que possamos ter cidadão economicamente consciente. A escola é uma ótima iniciativa, já que boa parte de nossas vidas passamos por ela. Tendo em consideração que um ensino adequado facilitará o entendimento sobre o assunto.

    Não podemos exigir que a escola fosse a única forma de obter esses conhecimentos, já que na família, em alguns casos, a prática começa simples atitudes como o cofrinho, mesada, já é um incentivo a educação financeira e a família é ligada diretamente neste papel auxiliando as escolas e pondo em pratica todo o aprendizado.

    Esse projeto DSOP, vem com o intuito e responsabilidade de mostrar que a Educação Financeira possui uma importância na vida de todas as pessoas. Que nas escolas temos o conhecimento pedagógico, em casa os pais auxiliam e o Estado disponibiliza ferramentas que auxiliam os conhecimentos.

    Por tanto, contudo apresentado no artigo, fica evidenciado que a uma necessidade da educação financeira nas escolas, que auxiliam os pais e os alunos na organização das finanças pessoas. E que com a contabilidade, no futuro, com toda sua estrutura disciplinar, pode contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos, pois a contabilidade possui instrumentos de controles patrimoniais nos quais conseguem uma ampliação dos seus conhecimentos em finanças pessoais, que e possibilitam a auxiliar os empresários em suas tomadas de decisão.

     


    [1] (CNG.ORG, 2018) PEIC: Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso, e sua percepção em relação à capacidade de pagamento. 

  • Palavras-chave
  • Finanças, Educação financeira, Endividamento, Finanças comportamentais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • CONTABILIDADE E FINANÇAS NO CENÁRIO BRASILEIRO
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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