Atualmente com a tendência de mercados cada dia mais globalizado, cresce também, paralelamente e em uma proporção geométrica, os pontos estratégicos ou estratégias que as empresas adotam a fim de se manterem competitivas e até expandirem seu negócio com a aplicação de novos conceitos, tecnologias e ferramentas para os processos de gestão de compras e estoques, visando ampliar o nível de controle e a melhoria no processo de tomada de decisão para ser mais competitivo e sustentável.
Com adoção de iniciativas a fim de evitar desperdícios de produtos, obter giro de estoque, utilizar espaços produtivos, melhorar o layout, evitar atrasos no fornecimento de mercadorias e suprir a necessidade de vendas de produtos no tamanho da demanda são alguns dos fatores críticos de sucesso para uma boa gestão de compras e estoques de uma empresa Hoje, as empresas têm que buscar um diferencial que as deixem mais atraentes e sedutoras ao mercado, competitivas em seus segmentos.
Nesse contexto, há de se chamar à atenção um setor que há alguns anos era visto como um departamento no qual as atividades eram tidas como burocrática e repetitiva também considerada por alguns gestores como um antiquado centro de despesas, mas que atualmente o setor de compras, começa a ser tratado como um setor estratégico na busca por uma maior lucratividade para a empresa.
Em vista disso este trabalho apresenta a seguinte questão norteadora: quais os procedimentos adotados na área de compras dentro da sistemática da gestão da empresa?
Para responder o questionamento proposto o presente estudo apresenta como objetivo geral analisar como é realizado o trabalho do gestor de compras em uma empresa do ramo calçadista de Fortaleza no estado do Ceará.
O presente estudo justifica-se pelo fato de que com a globalização, mais oportunidades de ganhos com negociações na aquisição de bens e serviços emergem e as empresas precisam preparar-se conceitualmente para aproveitá-las, isto através de um melhor direcionamento de um setor de compras já existente, porém pouco evoluído na maioria das empresas, e que deverá ser visto como mais uma ferramenta para auxiliar as empresas no aumento da competitividade no mercado e na rentabilidade do negócio.
Sobre os aspectos metodológicos vale ressaltar que o presente trabalho é considerado quanto aos fins como sendo uma pesquisa descritiva e quanto aos meios classifica-se como pesquisa de campo realizada através do mecanismo de estudo de caso, documental e bibliográfica. No que se refere às delimitações e oportuno destacar que sua atuação limita-se a uma empresa do setor calçadista de Fortaleza.
O texto está dividido em cinco seções incluindo esta introdução. A seção dois compõe a literatura acadêmica que serve como fundamentação para a pesquisa. A seção três aborda a metodologia da pesquisa, apresentando a forma como os dados foram obtidos e as análises realizadas. Na seção quatro são discutidos os resultados encontrados e, na seção cinco são apresentadas as considerações finais da pesquisa, seguidas das referências.
Os procedimentos metodológicos utilizados para alcançar o objetivo do trabalho visam-se, identificar e analisar as técnicas e procedimentos utilizados no setor de compra, identificando e analisando os seus custos e margem de lucro, e seu acompanhamento dentro do objetivo de lucratividade traçado pelos gestores da empresa.
O presente trabalho pode ser considerado quanto aos fins como sendo uma pesquisa descritiva. Quanto aos meios o presente trabalho classifica-se como pesquisa de campo, documental, bibliográfica e estudo de caso.
A pesquisa desenvolvida dividiu-se em duas etapas: a primeira consistiu no levantamento bibliográfico e envolveram diversas fontes de pesquisa, como monografias, dissertações, livros, artigos científicos com o objetivo de conhecer e analisar as contribuições cientifica do passado existente sobre o assunto, o tema e o problema.
Na segunda etapa desenvolveu-se uma pesquisa de campo e documental apresentando como realizado gerenciamento da unidade de compras na empresa calçadista de Fortaleza do estado do Ceará.
O estudo foi aplicado em uma empresa que atua no segmento calçadista no estado do Ceará.
No intuito de preservar a integridade das informações da presente empresa, ele não irá identificá-la, atribuindo assim como recurso didático, apresenta-la sempre como uma empresa do setor calçadista de Fortaleza.
A empresa atua na comercialização de sapatos e acessórios, estabelecida na região a 20 anos, neste tipo de mercado.
Além disto, a empresa é constituída de 15 unidades, cinco na região central de Fortaleza, e 7 em bairros adjacentes como:Messejana,Papicu,Parangaba,Jockei club,Presidente Kennedy, Benfica e Parque dois irmãos.
Nas regiões metropolitanas de Caucaia, Maranguape e Maracanaú, possuindo cerca de 600 funcionários em todo território do estado do Ceará.
Trata-se, portanto, de um estudo de caso com potencial de exemplificar o fenômeno da gestão de compras e os desafios de se lidar com seus condicionantes e suas implicações para a lucratividade da empresa. Segundo Gil (1999), o estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado, sendo assim para os propósitos desta pesquisa.
Ao final deste estudo aplicado em uma empresa que atua no segmento de calçados no estado do Ceará é conveniente apresentar algumas considerações. Como pode ser observado, no ambiente competitivo verifica-se um crescimento significativo sobre a importância da gestão de compras objetivando melhoria no processo de tomada de decisão.
Outra consideração consiste em afirmar que todos os objetivos descritos foram alcançados. Inicialmente foi apresentada a importância da gestão de compras através de revisão bibliografica. Foi ainda identificada e evidenciada a rotina administrativa da unidade de compras de produtos em uma empresa do ramo de calçados do estado do Ceará.
Vale salientar que existe na empresa estudada a preocupação de adquirir e compartilhar o conhecimento, tendo em vista a possibilidade de mudanças, pois quando esta ocorrer é natural que o indivíduo participante desse processo de aprendizagem leve consigo os valores adquiridos.
Pode-se afirmar, por fim, que a gestão de compras informatizada, e com uma equipe bem desenvolvida, e utilizando estratégia organizacional e de marketing, negociações bem sucedidas, trazem um excelente retorno para qualquer organização.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
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Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
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Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
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Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017