INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, algumas farmácias no Brasil passaram a ter um espaço destinado ao atendimento personalizado do paciente pelo farmacêutico. Nos consultórios farmacêuticos, o profissional pode avaliar o conjunto dos remédios que o paciente está tomando quanto a possíveis interações, orientar sobre a melhor forma de tomar os medicamentos, ouvir o paciente sobre sua evolução clínica, fazer contato com o médico ou outros profissionais da saúde que acompanham o paciente para discutir o tratamento e indicar medicamentos isentos de prescrição médica. O conhecimento teórico associado às experiências adquiridas durante o estágio supervisionado geram habilidades ao acadêmico, ou seja, um saber-fazer. Entretanto, o saber-fazer não é o suficiente, há necessidade de o acadêmico querer fazer, fator hegemônico na pró-atividade do futuro profissional. A tendência nas organizações de saúde é a busca por profissionais com o maior número de competências para o desempenho do serviço. O estágio supervisionado IV da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza proporciona serviços clínicos prestados à comunidade, como, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientações sobre o uso correto dos medicamentos e hábitos de vida, promovendo o acompanhamento farmacêutico, gerenciamento dos medicamentos a pacientes polimedicados, promoção de adesão e encaminhamento para outras especialidades quando necessário. OBJETIVOS: Desenvolver instrumento que permita compilar condutas realizadas durante o atendimento farmacêutico pelos discentes/docentes do curso de farmácia aos pacientes atendidos na clínica integrada de saúde da FAMETRO. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido entre os meses de agosto e setembro de 2018 por alunos que realizam o estágio supervisionado IV. A proposta do presente trabalho visou promover a construção de um fluxograma sugestivo de conduta a ser realizada pelo acadêmico/preceptor para pacientes atendidos no ambulatório no Serviço de Cuidados Farmacêuticos ofertado pela Clínica Escola da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO. RESULTADOS: O presente estudo analisou a sequência de etapas preconizadas pelo método Dáder, método adotado e adaptado ao serviço de cuidados farmacêuticos prestado na clínica integrada FAMETRO. O método Dáder preconiza que sejam realizadas entrevistas sucessivas: a primeira promove coleta de informações do paciente, seus hábitos de vida, suas patologias diagnosticadas, seu histórico no uso de medicamentos e exames laboratoriais recentes são analisados; no segundo encontro, após um período de estudo pelo profissional, ocorrem as intervenções necessárias e, se preciso, novos encontros para acompanhamento são agendados. Como forma de otimizar os serviços prestados, intervenções sugestivas pelo método Dáder para o segundo encontro são realizadas já durante a primeira consulta realizada no Serviço de Cuidados Farmacêuticos prestado pelos acadêmicos e preceptores envolvidos no estágio IV. Buscando favorecer a uma maior compreensão das condutas a serem realizadas, foi construído um fluxograma para orientação condutas a serem adotadas conforme o perfil de paciente atendido. O fluxograma informa a origem do paciente captado para o servido, os serviços farmacêuticos possíveis de serem prestados aos pacientes atendidos, conduz etapas a serem seguidas como a acolhida do paciente, anamnese farmacêutica e parâmetros clínicos necessários de serem aferidos durante a consulta. Conforme resultados obtidos nos parâmetros clínicos ou anamnese, o fluxograma direciona a uma conduta específica para casos em que o paciente apresenta diagnóstico ou suspeita de diabete e/ou hipertensão arterial. No fluxograma é valorizado a possibilidade de acompanhamento multiprofissional através dos encaminhamentos dos pacientes a outros serviços disponíveis na clínica integrada. CONCLUSÃO: O estágio supervisionado IV contribui como campo de prática, para o conhecimento da atuação clínica do farmacêutico e aprimoramento das práticas profissionais dos acadêmicos, além de proporcionar benefícios para a comunidade. O fluxograma possibilitou aos acadêmicos uma melhor compreensão de etapas importantes do atendimento prestado ao paciente atendido na clínica-escola FAMETRO.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017