INTRODUÇÃO: O Novembro Azul é um movimento, criado por australianos, que tem como objetivo a conscientização dos homens sobre os cuidados básicos de saúde e, principalmente, sobre o combate ao câncer de próstata. Este tipo de câncer é avaliado como sendo o segundo mais incidente na população masculina em todo o mundo. A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada em homens acima dos 65 anos de idade e, com o aumento da expectativa de vida mundial, é previsto que o número de casos novos deste câncer aumente em cerca de 60%. Durante a atividade educativa, abordamos a questão da alimentação, práticas de atividades físicas,o incentivo para a procura de atendimento na área da saúde, essas orientações além de transferir conheciementos, busca o desenvolvimento da motivação para a adoção de posturas saudáveis. O presente estudo busca responder questionamento como: Na prática, como se percebe a importância de Educação em saúde para a prevenção ao Câncer de próstata? OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante uma atividade educativa sobre o Novembro Azul com pacientes de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre uma atividade educativa, realizada por acadêmicas de Enfermagem, a respeito da campanha Novembro Azul. O estudo foi realizado durante os estágios da disciplina de Saúde Coletiva II da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, participaram da atividade 23 pacientes do sexo masculino de um UBS do município de Fortaleza no estado do Ceará, durante o mês de novembro de 2017. Durante a ação, realizou-se entrega de panfletos informativos, orientações de enfermagem, oferta de café da manhã e realização de exames de glicemia capilar para os participantes. Utilizamos também a forma transversal de educação, baseada nos ensinamentos de Paulo freire, onde buscamos valorizar as experiências já vividas pelos participantes, tornando aquele momento de educação rico e mais eficaz. RESULTADOS: Ao realizar a prática educativa, percebeu-se uma grande interação dos participantes com as acadêmicas que desempenharam o papel de educadoras. O quantitativo de homens presentes foi estimado como grande, o que revelou o interesse dos mesmos sobre a temática abordada. Notaram-se algumas dificuldades dos pacientes em relação ao assunto discutido, pois os mesmos reconheciam suas limitações quanto a: sinais e sintomas mais frequentes, assim como a idade onde há maior incidência. Entretanto, apesar do déficit de conhecimento apresentado, foi possível observar um bom rendimento da atividade devido ao interesse dos participantes. Ainda sobre a educação participativa, segundo Vasconcelos(2007), essa interação participativa, proposta por Paulo Freire é significativamente positiva nas atividades educativas comunitárias, quando se reforça a importância da fala do outro. Nesse tipo de abordagem educativa, educador e aprendizes se percebem companheiros no processo de ensino e de aprendizagem . Essa relação se justifica no fenômeno de que todos temos algo a aprender e a ensinar. Nessa pespectiva, percebemos que a riqueza da atividade estava em saber ouvir o outro para saber como conduzir de forma coerente a atividade educativa.CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação em saúde é uma ferramenta de extrema importância no contexto da atuação de enfermagem, pois estabelece uma relação dialógico-reflexiva entre o profissional e o paciente, possibilitando, desta forma, uma troca de conhecimento. Por este motivo, faz-se necessário à implementação das práticas educativas durante as intervenções de enfermagem para que haja uma melhor qualidade na assistência prestada.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017