Introdução: O número de pessoas com lesões por pressão (LPP) tem aumentado nos últimos anos devido a vários fatores, podendo destacar pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI). Devido os avanços na assistência à saúde e atuação do profissional de enfermagem tornou-se possível a sobrevida destas. Do mesmo modo, o acompanhante que tem contato direto é reconhecido como facilitador do restabelecimento da saúde do paciente e processo de reabilitação, sendo capaz de manter vínculos afetivo, social e assegurar o suporte emocional, observando assim, à importância de se ter alguém junto ao doente no processo da dinâmica do cuidado (SANCHES et al, 2012). Dessa forma, ver-se a necessidade de intervenções para evidenciar a importância desse público na recuperação dos pacientes, visando à melhoria da qualidade do cuidado prestado a essa clientela. Objetivo: Relatar a experiência da utilização de um post-it voltado ao acompanhante com foco na promoção do autocuidado ao paciente com LPP com sequelas de AVCI. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em um hospital de referência do estado do Ceará, durante a vivência dos alunos no estágio do 5º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, no período de fevereiro a junho de 2018. Foi elaborado para os acompanhantes um post-it de papel couche, com o título “A importância do acompanhante", onde abordava a influência que o acompanhante possuía para a recuperação desses pacientes, trazendo como pontos principais, informar aos profissionais melhora ou piora do paciente, como ser o ponto de apoio do paciente? O papel em trazer boas energias e boas notícias, e outros aspectos relacionados ao cuidado em si do paciente como o apoio na mudança de decúbito junto a equipe de enfermagem conforme protocolo da instituição, a manutenção dos lençóis limpos e bem esticados e a lavagem das mãos antes e pós contato com o paciente. O post-it foi distribuído leito a leito para os acompanhantes, sendo explicado ponto a ponto com o objetivo da melhor compreensão do conteúdos. Resultados: Todos os acompanhantes aceitaram receber o post-it e suas orientações. Foi observado que estes ao compreender o conteúdo exposto se sentiram sujeitos importantes no cuidado dos seus responsáveis, expondo relatos e ideias mais confiantes frente o seu papel. Notou-se que a maioria dos participantes abdica sua vida para estar com seus familiares/amigos e que por possuírem laços afetivos e emocionais, contribuem para a melhora dos diagnósticos de ansiedade relacionado ao tempo de internação e o estado de saúde. Ademais, por terem contato com o mundo externo ao hospital servem de ponte para a manutenção do vínculo do paciente internado com a sociedade. Conclusão: Momentos como o descrito são relevantes para o acompanhante reconhecer sua influência na recuperação e promoção da saúde do paciente servindo de auxílio a equipe de enfermagem nesse processo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017