Introdução: Como educadores e profissionais de saúde precisamos repensar como estamos promovendo o desenvolvimento adequado da criança e se estamos dando a ela condições de construir seu conhecimento com uma intervenção segura e participativa de um adulto.“ Brincar” é fundamental para a criança, pois é por meio deste que ela se socializa, estimula fatores intelectuais, emocionais e corporais. Baseado nisso foi criado o Espaço Kids Dona Cotinha, uma brinquedoteca onde os profissionais possam interagir de maneira lúdica com as crianças e seus familiares/cuidadores e assim promoverem estratégias de promoção da saúde e interação. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicas de enfermagem do Internato I, em uma Unidade Básica de Saúde na região metropolitana de Fortaleza no município de Caucaia/CE. A intervenção escolhida foi a implantação de uma brinquedoteca, onde os profissionais possam está realizando educação em saúde de forma lúdica para as crianças. Foi utilizada mesa, cadeiras infantis, painel com acervo de livros e gravuras para pinturas, lápis de cor e giz de cera. Resultados: A intervenção aqui descrita foi realizada por duas acadêmicas de enfermagem sob a supervisão de duas enfermeiras supervisoras. Podemos notar grande satisfação por parte dos profissionais e por parte dos usuários. Ambos se queixavam por não ter um espaço adequado para as crianças onde elas pudessem se sentir mais à vontade, diminuindo a rejeição e medo de ir à unidade de saúde. Muitos pais relataram que as crianças ficavam ansiosas à espera do atendimento sem ter algo para entreter. Através desse espaço os profissionais puderam interagir com as crianças de uma maneira mais dinâmica, criando vínculo, facilitando assim o atendimento, retorno e acompanhamento destes usuários. Conclusão: A maneira de realizar o cuidar deve ter uma visão ampliada para que assim possa atingir seu objetivo. A assistência deve sempre promover o vínculo, o acolhimento, a escuta e a interação, e se tratando de criança estes aspectos são muito relevantes para a promoção da saúde de forma empática, lúdica e humanizada.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017