1 Introdução
O lixo encontra-se diante de uma questão socioambiental discutida e alvo de preocupação no mundo todo. Os problemas trazidos pelo lixo gerado e destinado de forma inadequada, torna-se um produto nocivo causando sérios danos ao meio ambiente e malefícios à saúde da população.
É possível observar organizações investindo em desenvolvimento de produtos sustentáveis. Quanto a sociedade, percebe-se que as novas gerações acreditam que o desenvolvimento de um consumo sustentável preservam gerações futuras, de acordo com o relatário The Five Human Aspirations (2016) da GlobScan.
Considerando a necessidade de produtos sustentáveis, alunos da disciplina de inovação de uma IES de Fortaleza desenvolveram um protótipo de um produto de cunho sustentável e de baixo custo e, em seguida, verificaram a viabilidade de comercialização desse produto com os colegas da referida disciplina. Destaca-se que o perfil dos alunos dessa disciplina é em média de 20 anos.
A ideia de desenvolver um produto sustentável pauta-se no desejo de colaborar no processo de reciclagem e criar uma alternativa direcionada a estimular práticas de cuidado com o meio ambiente. Neste contexto, surge o equipamento Redulix, experimento desenvolvido e apresentado na disciplina Gestão do Conhecimento e da Inovação, por um grupo de alunos do quarto semestre do curso de Administração. O Redulix objetiva diminuir de forma prática e simples o volume de garrafas plásticas e de pets, facilitando o armazenamento deste resíduo até os pontos de coleta seletiva.
Os dados são alarmantes de acordo com matéria Reciclagem do plástico, um drama da nossa geração, publicada no site www.marsemfim.com.br, em 04 de maio de 2018, a Reciclagem do Plástico, o mundo produziu 8,3 bi de toneladas em 65 anos e reciclou só 9%.
Os dados são de uma pesquisa publicada pela Science Advances, em 2017. São fabricadas quase 20 mil garrafas de plástico a cada segundo (a Coca-Cola sozinha põe no mercado 3.400 garrafas plásticas a cada segundo). Por ano são mais de 100 bilhões de garrafas de plástico descartáveis.
Percebe-se que o consumo deste produto tem aumentado em grande escala e o volume desses materiais ocupam excessivamente os lixões e aterros sanitários, seu descarte tem trazido vários problemas de lixo (CEMPRE, 2015).
Para enfrentamento desta situação a participação da população torna-se imprescindivel no sentido de consumir com responsabilidade, evitar desperdícios, descartar o lixo no lugar correto, separar para a reciclagem, e usar plástico o menos possível.
2 Objetivo
Diante disso, tem-se como objetivo geral analisar a percepção de alunos da disciplina Gestão do Conhecimento e Inovação do quarto semestre do curso de Administração, quanto a relevância da inclusão no mercado de um produto ecológico de baixo custo para auxilio no processo de reciclagem de garrafas plásticas e de pets.
Como objetivos específicos desenvolver atitudes para preservação e conservação do meio ambiente e estimular a cultura da reciclagem, tendo como suporte a utilização do Redulix.
3 Metodologia
O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa de amostra intencional, realizada em sala de aula com alunos de uma Instituição de Ensino Superior de Fortaleza, do curso de Administração, no mês de agosto de 2018, para verificar o interesse em colaborar com a reciclagem e a viabilidade da utilização do protótipo Redulix. Foram enviados via e-mail, 100 (cem) questionários composto de quatro perguntas, dos quais 80 (oitenta) questionários foram respondidos e aproveitados, representando 80% do público pesquisado.
Quanto aos procedimentos, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, sendo utilizados materiais já produzidos como artigos científicos, revistas, periódicos, livros, sites, entre outras fontes para fundamentação do tema em estudo, bem como a compreensão de diversos autores sobre ações de reciclagem de garrafas plásticas e de pet voltadas para práticas de redução ao impacto ambiental.
4 Resultados e discussão
A coleta de lixo tem sido feita de forma incorreta pela população por falta de conscientização, merecendo uma atenção especial, a fim de viabilizar a reciclagem de materiais e, consequentemente, minimização de resíduos para disposição final que, segundo Bidone et al. (1999) consiste no princípio da “descarga zero”, reduzir o desperdício e ganhar na contribuição ao meio ambiente.
Apresentação dos resultados obtidos através da aplicação de questionário , conforme explicitado abaixo:
1 - A maneira de descarte de seu resíduo sólido na sua casa é pela Coleta Urbana? Para 43% dos moradores o descarte é realizado pela coleta urbana, 5% isso acontece às vezes e para 52% a coleta do lixo não é realizada pela coleta urbana.
2 – Detecta-se que quanto ao hábito de separar o lixo para reciclagem que 85% dos entrevistados afirmam que não separam o lixo em suas residências para reciclagem, 8% admitem separar às vezes, e apenas 7% separam o lixo em suas residências.
3 – Você estaria disposto a tentar reduzir o volume de seu lixo de forma prática e econômica?
O gráfico sinaliza que 59% estariam dispostos a tentar reduzir o volume de lixo de forma prática e econômica, 37% apontam que talvez e 4% não estariam dispostos a reduzir o volume de lixo.
4 – Você gostaria de ter um equipamento que reduzisse de forma rápida e eficiente o seu lixo, proporcionando com que você possa reciclar ou enviar para centros de reciclagem?
Em relação a este questionamento, percebe-se que 79% teriam interesse em adquirir um equipamento para colaborar na redução do lixo doméstico, 13% dos pesquisados não teriam interesse e 8% indicam que talvez gostariam de ter um equipamento para esta utilidade.
5 Considerações finais
A problemática do lixo precisa ser enfrentada por todos, inicativas estão sendo adotadas, mas a população requer ser melhor orientada e conscientizada sobre a importância da reciclagem e que a utilização de equipamentos como o Redulix pode ser uma alternativa eficiente.
Em fase de teste, o equipamento Redulix demonstra sua utilidade e praticidade, pois em uma experiência com 10 garrafas plásticas de 2 litros que ocupavam um espaço de cerca de 1 metro, foi reduzido este volume para menos de 30 cm. Além da redução do espaço físico de armazenamento deste resíduo, percebe-se uma mudança de postura, uma maior conscientização para necessidade de buscar estratégias para reciclagem.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017