A reformulação da estrutura curricular do curso de graduação em enfermagem permitiu a inclusão de disciplinas vitais para as práticas da ciência do cuidar. Nesse sentido as instituições de ensino superior devem se aprimorar ao transcender o ensino tradicional no que diz respeito a introdução de metodologias ativas – MA de ensino que trazem consigo uma proposta de responsabilizar o aluno sobre o conhecimento produzido de maneira crítica-reflexiva. Objetivou-se a relatar a importância da adoção de metodologias ativas na monitoria, de semiologia e semiotécnica, com o intuito de tornar o momento atrativo para a adesão dos discentes da disciplina por meio da utilização de metodologia ativa. O estudo trata-se de um relato de experiência realizado por monitores ao introduzir o Aprendizado baseado em equipe (ABE) como processo de autogerenciamento do conhecimento produzido durante a monitoria de semiologia e semiotécnica. O ABE é dividido em 3 etapas denominadas preparo, garantia do preparo e aplicação dos conceitos. Na primeira etapa os monitores disponibilizaram materiais para a preparação dos discentes da disciplina. Para a segunda etapa os discentes resolviam um estudo dirigido para observar se os mesmos se prepararam ou não para a ultima etapa. Por fim, a terceira etapa se consistia na partilha da resposta do grupo e na dramatização do atendimento ao cliente que iria aferir sua pressão arterial. Ao final os monitores podem constatar a importância da introdução de novas abordagens pedagógicas como instrumento que protagoniza o outro sobre a auto-responsabilidade do conhecimento produzido pelo discente da disciplina.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017