Introdução: A aplicação de resina composta com uma espessura inferior a 2 mm foi uma possibilidade para diminuir a contração e a tensão mínima de polimerização. A resina Bulk-fill, ou resina de preenchimento único, vem sendo empregada como uma alternativa a esta condição, trazendo a possibilidade de utilização de incrementos maiores, com resultados satisfatórios. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura do desempenho clínico das resinas bulk-fill. Metodologia: Como descritores foram utilizados: composite resin and bulk-fill and clinical performance. A estratégia de busca utilizou os portais eletrônicos PubMed e Scielo, nos últimos 10 anos, na língua portuguesa e inglesa. Os artigos foram selecionados de acordo com o tema do trabalho, foram encontrados 20 artigos, no final foram lidos 12 artigos e selecionados 06. Resultados: O acompanhamento da resina buck fill foi feito por meio de restaurações Classe I e Classe II. De acordo com os trabalhos publicados, vimos que a resina bulk fill possui um desempenho clínico eficaz e aceitável. Apresenta uma pequena alteração de cor; poucos casos de infiltração marginal; nenhum caso de cárie secundária e sem relatos de sensibilidade dentinária. Sua porcentagem de falha está entre 1 a 2%.Conclusão: A resina Bulk-fill se apresenta como uma alternativa promissora com um desempenho clínico eficaz. No entanto, há poucos estudos realizados para uma avaliação clínica, os estudos apresentam um acompanhamento de até 6 anos. Sugere-se um maior tempo de acompanhamento.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017