A alimentação é descrita como identidade cultural, envolve características de uma dada população, relacionando determinado grupo e o seu território no com a alimentação e nutrição. Através da estreita relação entre alimentação e Comunidades Indígenas (CIs) e tradicionais, principalmente referindo-se à alimentos de origem vegetal, destacam-se as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), plantas pouco usuais na dietética habitual atual de grande parte da população. Essas já são conhecidas há bastante tempo por essas CIs, inclusive sobre seu potencial alimentício, fazendo parte do cotidiano. O objetivo deste estudo é identificar e relatar PANCs utilizadas por CIs e tradicionais brasileiras, como são consumidas e utilizadas, e quais as relações etnobotânicas presentes nas comunidades. Trata-se de uma revisão bibliográfica, sobre a utilização de PANCs em CIs e tradicionais brasileiras, pesquisadas em base de dados científicos. Ao total, 6 estudos foram encontrados, envolvendo comunidades de 5 estados. Mais de 130 espécies de PANCs foram encontradas, pertencentes a 51 famílias botânicas. As plantas nativas da Amazônia foram as mais predominantes nos estudos. PANCs como, cará, ariá e araruta, faziam parte da base alimentar destas comunidades. Algumas plantas eram utilizadas em preparações de bebidas, como o caxiri, em comunidades do baixo rio Tapajós. A utilização de PANCs por CIs e tradicionais brasileiras é parte importante na cultura destas. Em virtude disso, necessita-se catalogar mais espécies em comunidades que ainda não foram estudadas, compreendendo a dimensão destas plantas em território nacional e contribuindo para a diversidade alimentar saudável e adequada.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017