A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE CANINDÉ-CE SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

  • Autor
  • Ronielly Oliveira Almeida
  • Co-autores
  • Thaidys da Conceição Lima do Monte , Ana Clícia Freitas Guedes , Stela Lopes Soares , Talisson Mota de Oliveira , Heraldo Simões Ferreira
  • Resumo
  •  

    A inclusão escolar de pessoas com deficiência é um grande desafio para os professores de Educação Física, pois eles tendem a adaptar as atividades para tais alunos, buscando respeitar suas capacidades físicas e motoras, tornando deste modo a Educação Física adaptada uma área a ser trabalhada na perspectiva da educação inclusiva. Partindo dessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo geral, analisar a percepção dos professores da rede pública estadual sobre a Educação Física Adaptada. A metodologia utilizada se deu através de uma abordagem qualitativa de cunho transversal e de campo. A amostra foi composta por professores de Educação Física do ensino público da rede estadual no município de Canindé e a coleta de dados feita através de um questionário semiestruturado aplicado aos mesmos. As análises de dados foram realizadas com base nas respostas dos sujeitos que compuseram a amostra, e organizados em categorias pautadas em uma análise crítica. Os resultados mostram que os professores de Educação Física possuem conhecimentos sobre a educação física adaptada e educação inclusiva, porém, não é suficiente sendo que os mesmos necessitam de mais capacitação quanto ao atendimento a pessoas com deficiências. Além do mais ainda há ausência de materiais e estrutura física nas escolas que possam contribuir com a prática da Educação Física Adaptada em um contexto inclusivo.

  • Palavras-chave
  • Educação inclusiva. Educação Física Adaptada. Pessoas com deficiência.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Comissão Organizadora

 

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Daniel Carlos Lopes Vasconcelos

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Juliana Pereira Pessoa

Marina Barbosa Gouveia

Pedro Lucas Bezerra Porto

Yohrranna Kelly Almeida de Araujo

 

Comissão Científica

 

Andréa Bessa Teixeira

Anne Caroline Moraes de Assis

Isabelle Lucena Lavor

Solange Sousa Pinheiro

Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017