A inclusão escolar de pessoas com deficiência é um grande desafio para os professores de Educação Física, pois eles tendem a adaptar as atividades para tais alunos, buscando respeitar suas capacidades físicas e motoras, tornando deste modo a Educação Física adaptada uma área a ser trabalhada na perspectiva da educação inclusiva. Partindo dessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo geral, analisar a percepção dos professores da rede pública estadual sobre a Educação Física Adaptada. A metodologia utilizada se deu através de uma abordagem qualitativa de cunho transversal e de campo. A amostra foi composta por professores de Educação Física do ensino público da rede estadual no município de Canindé e a coleta de dados feita através de um questionário semiestruturado aplicado aos mesmos. As análises de dados foram realizadas com base nas respostas dos sujeitos que compuseram a amostra, e organizados em categorias pautadas em uma análise crítica. Os resultados mostram que os professores de Educação Física possuem conhecimentos sobre a educação física adaptada e educação inclusiva, porém, não é suficiente sendo que os mesmos necessitam de mais capacitação quanto ao atendimento a pessoas com deficiências. Além do mais ainda há ausência de materiais e estrutura física nas escolas que possam contribuir com a prática da Educação Física Adaptada em um contexto inclusivo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017