EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS COM ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Madelon Mesquita Gadelha
  • Co-autores
  • Márcia Gomes de França , Maria Samira Pinto Caxiado , Emanuele Alves de Almeida , Fernanda Jorge Magalhães
  • Resumo
  • Autores: Madelon Mesquita da Silva Gadelha1, Márcia Gomes de França2, Maria Samira Pinto Caxiado2 Emanuele Alves de Almeida2, Fernanda Jorge Magalhães3.

    1- Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Fortaleza, Ceará. Brasil. Apresentadora. Email: madelon.mesquita@gmail.com

    2- Acadêmicas do curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Fortaleza, Ceará. Brasil.

    3- Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora de Mobilidade Acadêmica Internacional pela Universidade do Porto – Portugal. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem na FAMETRO. Líder do Grupo de Estudo em Enfermagem na Saúde da Criança (GEESC-FAMETRO).

     

    INTRODUÇÃO: A adolescência é caracterizada como um período de transição entre a infância e a vida adulta compreendendo a faixa etária de 12 a 18 anos. Constitui-se como um período determinante para a adoção de comportamentos saudáveis ou de riscos devido às inúmeras experiências vivenciadas nessa etapa, a exemplo o inicio da vida sexual que pode acarretar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e gravidez na adolescência. Assim, faz-se necessário desenvolver ações de educação em saúde com jovens e adolescentes sobre a temática citada. OBJETIVO: Descrever a experiência de discentes de enfermagem na realização de uma educação em saúde a cerca de IST’s com adolescentes. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo Relato de experiência, realizado durante o estágio da disciplina Saúde Coletiva II de uma Faculdade privada em uma escola na cidade de Fortaleza/CE no mês de maio de 2017. Participou da atividade educativa cerca de 20 adolescentes que cursava o 9° ano do ensino fundamental. Ressalta-se que os preceitos éticos e legais que regem a Resolução 466/12 foram respeitados. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Realizou-se uma educação em saúde com duração de 60 minutos abordando as principais IST’s e a forma de prevenção. Inicialmente houve a explanação do conteúdo pelos discentes de enfermagem, seguido de um jogo lúdico do tipo tabuleiro para a fixação do conteúdo. O jogo era constituído de perguntas de múltiplas escolhas a cerca da temática trabalhada. A cada acerto os adolescentes evoluíam no percurso do jogo até chegar à fase final e ser premiado. Posteriormente abriu-se espaço para dúvidas e questionamentos dos adolescentes sobre o tema. A realização da atividade educativa com os adolescentes foi de grande relevância, pois o formato do desenvolvimento da ação deu a oportunidade dos mesmos exporem suas dúvidas, questionamentos e anseios relacionados à temática de uma forma descontraída e ao mesmo tempo com seriedade. Ao abordar pontos como o meio de transmissão das IST’s e como acontece à prevenção da mesma, pode-se observar que as principais dúvidas manifestadas na conversa foram relacionadas ao uso do preservativo masculino, em especial sua importância e o modo de colocação no órgão masculino. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência de planejar e executar uma educação em saúde com adolescentes é de extrema relevância para os discentes de enfermagem, pois uma das mais importantes atribuições do enfermeiro é o educar em saúde, independente de qual seja o setor de atenção ou atuação.

  • Palavras-chave
  • Educação em Saúde; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Adolescentes
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Pedro Lucas Bezerra Porto

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Comissão Científica

 

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Isabelle Lucena Lavor

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Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017