Autores: Madelon Mesquita da Silva Gadelha1, Márcia Gomes de França2, Maria Samira Pinto Caxiado2 Emanuele Alves de Almeida2, Fernanda Jorge Magalhães3.
1- Acadêmica do curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Fortaleza, Ceará. Brasil. Apresentadora. Email: madelon.mesquita@gmail.com
2- Acadêmicas do curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Fortaleza, Ceará. Brasil.
3- Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora de Mobilidade Acadêmica Internacional pela Universidade do Porto – Portugal. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem na FAMETRO. Líder do Grupo de Estudo em Enfermagem na Saúde da Criança (GEESC-FAMETRO).
INTRODUÇÃO: A adolescência é caracterizada como um período de transição entre a infância e a vida adulta compreendendo a faixa etária de 12 a 18 anos. Constitui-se como um período determinante para a adoção de comportamentos saudáveis ou de riscos devido às inúmeras experiências vivenciadas nessa etapa, a exemplo o inicio da vida sexual que pode acarretar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e gravidez na adolescência. Assim, faz-se necessário desenvolver ações de educação em saúde com jovens e adolescentes sobre a temática citada. OBJETIVO: Descrever a experiência de discentes de enfermagem na realização de uma educação em saúde a cerca de IST’s com adolescentes. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo Relato de experiência, realizado durante o estágio da disciplina Saúde Coletiva II de uma Faculdade privada em uma escola na cidade de Fortaleza/CE no mês de maio de 2017. Participou da atividade educativa cerca de 20 adolescentes que cursava o 9° ano do ensino fundamental. Ressalta-se que os preceitos éticos e legais que regem a Resolução 466/12 foram respeitados. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Realizou-se uma educação em saúde com duração de 60 minutos abordando as principais IST’s e a forma de prevenção. Inicialmente houve a explanação do conteúdo pelos discentes de enfermagem, seguido de um jogo lúdico do tipo tabuleiro para a fixação do conteúdo. O jogo era constituído de perguntas de múltiplas escolhas a cerca da temática trabalhada. A cada acerto os adolescentes evoluíam no percurso do jogo até chegar à fase final e ser premiado. Posteriormente abriu-se espaço para dúvidas e questionamentos dos adolescentes sobre o tema. A realização da atividade educativa com os adolescentes foi de grande relevância, pois o formato do desenvolvimento da ação deu a oportunidade dos mesmos exporem suas dúvidas, questionamentos e anseios relacionados à temática de uma forma descontraída e ao mesmo tempo com seriedade. Ao abordar pontos como o meio de transmissão das IST’s e como acontece à prevenção da mesma, pode-se observar que as principais dúvidas manifestadas na conversa foram relacionadas ao uso do preservativo masculino, em especial sua importância e o modo de colocação no órgão masculino. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência de planejar e executar uma educação em saúde com adolescentes é de extrema relevância para os discentes de enfermagem, pois uma das mais importantes atribuições do enfermeiro é o educar em saúde, independente de qual seja o setor de atenção ou atuação.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017