INTRODUÇÃO: Os fatores de risco cardiovascular são condições que se associam a uma probabilidade aumentada de desenvolver doença cardiovascular É necessário salientar que os fatores para que os quais existem maior evidência, e que por essa razão apresentam maior relevo, constituem um grupo muito reduzido. Para além da idade, incluem o tabagismo, hipertensão arterial, diabetes mellitus, níveis de colesterol total ou LDL elevados e níveis de colesterol HDL. OBJETIVO: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na avaliação do risco cardiovascular como estratégia para promoção da saúde. MÉTODOS: Estudo descritivo do tipo relato de experiência. A coleta de dados se deu em junho de 2018 por meio de uma ação em saúde realizada pelo Programa de Monitores Voluntários dos Eventos de Enfermagem – PROMOVEN, da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO, com cerca de 80 funcionários de uma empresa bancária. O risco de ocorrência de eventos cardiovasculares foi calculado através do Escore de Framingham. RESULTADOS: Observou – se que a utilização de tal estratégia proporcionou grande repercussão entre os avaliados após ser referido aos mesmos, a porcentagem do risco de ocorrência de doença cardiovascular global em 10 anos e idade vascular/cardíaca obtida através do escore de Framingham. Com isso, houve uma significativa reflexão sobre o estilo de vida que estavam acostumados a seguirem. Assim, os acadêmicos puderam intervir com informações sublime no qual eram abordadas como metas a serem alcançadas, objetivando uma redução do risco de doenças cardiovasculares e ativa promoção da saúde. CONCLUSÃO: Atividades para promoção da saúde, a partir da avaliação do risco cardiovascular, têm mostrado uma prática eficaz. Além da transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando nos seus estilos de vida e promovendo uma modificação na sua maneira de pensar e agir.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017