A linguagem corporal ou não verbal tem se tornado um importante instrumento para a efetivação do processo de recrutamento e seleção. Qualquer forma de linguagem é essencial para a comunicação e gera influência nas relações interpessoais e grupais visto que, a linguagem mesmo quando não verbal, tem a capacidade de transmissão e recepção de mensagens e, quando corretamente compreendida permite que as relações se tornem harmoniosas. Nesse contexto, o objetivo geral foi analisar a possibilidade de as organizações contemporâneas utilizarem a linguagem corporal como instrumento facilitador do processo de seleção de pessoas. Esta pesquisa é bibliográfica, exploratória e qualitativa. Pode-se concluir que as organizações contemporâneas devem se utilizar da linguagem corporal ou não verbal enquanto instrumento capaz de facilitar o processo de seleção de pessoas de forma a viabilizar a contratação do profissional certo na vaga adequada às suas capacidades e habilidades, bem como seu potencial emocional e intelectual. Concluiu-se ainda que, a linguagem corporal permite que o indivíduo possa emitir mensagens a outrem, sem utilizar as palavras escritas ou faladas. Verifica-se que a linguagem corporal tem elevado potencial de capacidade para emitir mensagens, porém o entrevistador/gestor deve conhecer essa ferramenta e saber interpretar adequadamente no momento da entrevista para a seleção, evitando a contratação de colaboradores que possam gerar um ambiente negativo e, ao mesmo tempo, contratar e reter talentos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017