Antes da implantação do Plano Real, o Brasil se encontrava numa situação de instabilidade econômica com altas taxas de juros, altos índices de inflação e uma população com pouco poder aquisitivo. Porém, em julho de 1994, com a adesão do plano real, essa situação se inverteu e passou-se a gozar de uma estabilidade econômica que proporcionou a redução da inflação, aumento da oferta de crédito e do consumo de bens, aumento dos produtos financeiros e alongamento dos prazos. Nesse contexto, a população acabou sofrendo algumas consequências, devido ao seu baixo nível de educação financeira e a crescente complexidade dos produtos ofertados, o que acarretou em um aumento do endividamento e da inadimplência dos cidadãos e das empresas.
Segundo Amadeu (2009), a educação financeira ultrapassa a ideia de um simples instrumento de obtenção de informações financeiras e conselhos. Trata-se de um processo que estimula o desenvolvimento de conhecimento, aptidões e habilidades, transformando indivíduos e cidadãos críticos, informados sobre os serviços financeiros disponíveis e preparados para administrar suas finanças pessoais evitando ser manietados pelas propagandas que levam a um consumo desenfreado e ao seu consequente endividamento pessoal.
Tendo em vista o exposto, buscou-se neste estudo pesquisar o porquê da tomada de decisões dos indivíduos e seu comportamento nas diferentes situações que envolvem dinheiro. O objetivo geral da pesquisa é analisar se existe correlação entre gestão financeira, atitude ao endividamento e educação financeira.
Para alcançar o objetivo geral, são propostos os seguintes objetivos específicos: apresentar uma breve abordagem histórica do trabalho; expor os conceitos e indicadores utilizados na realização da pesquisa; comparar as variedades de perfil na atitude ao endividamento dos estudantes universitários de duas instituições particulares de Fortaleza.
A pesquisa está dividida em três partes: a introdução, que explicita a importância do tema, os objetivos gerais e específicos da pesquisa e método de coleta de dados. A segunda parte descreve a metodologia aplicada ao desenvolvimento do artigo e, na última, mostra-se a análise das informações geradas e as conclusões dos resultados obtidos com o estudo.
O presente trabalho compreende uma pesquisa de natureza não probabilística, tendo em vista que não seria possível encontrar uma amostra probabilística, pois não há nenhum dado documental sobre as características pesquisadas sobre os estudantes.
O levantamento dos dados foi realizado levando em consideração as atitudes: austera que caracteriza a prudência com o consumo e hedônica que consiste em prazer ao consumir, pertencente ao comportamento de gestão financeira, os elementos gestão de caixa, gestão de crédito, seguro, poupança e investimento, com a aplicação de um Survey, que é a obtenção de informações quantitativas sobre um determinado grupo de pessoas, respondido por alunos de Contabilidade e Administração em duas grandes instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), em Fortaleza, no período compreendido entre dezembro de 2017 a janeiro de 2018, com um total de 300 (trezentos) respondentes.
Para o levantamento de dados, foi utilizada a escala de cinco pontos de Likert: para avaliação do comportamento de gestão financeira variando entre “nunca” e “sempre” e, para medir as atitudes ao endividamento, variando entre “concordo totalmente” e “discordo totalmente”.
Foram utilizadas perguntas de nível descritivo que demonstram a relação dos estudantes com o endividamento, identificando os fatores comportamentais e variedades de perfis que levam a essa consequência. Com todos os dados levantados, foram utilizadas técnicas estatísticas. Com o auxílio do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) foram elaboradas as análises.
Com os dados da pesquisa levantados, aplicaram-se técnicas estatísticas descritivas para caracterizar a amostra, de acordo com os dados sociodemográficos obtidos no estudo. Posteriormente, foi utilizada a análise fatorial exploratória para definir os conceitos de educação financeira e atitude ao endividamento. Por fim, foi realizada a análise de variância univariada (ANOVA) sendo uma técnica estatística responsável por avaliar afirmações sobre médias de populações, e análise de correlação entre as dimensões extraídas, utilizando o coeficiente de Correlação de Pearson, responsável por medir o grau da correlação entre duas variáveis.
Em relação à educação financeira, a maioria dos respondentes mencionou ter elevado conhecimento em sobre finanças pessoais, afirmando serem organizados quando se trata da gestão do dinheiro através das informações geradas pelo seu controle pessoal. Examinando de forma minuciosa os resultados, comprova-se que o sexo masculino possui médias mais altas em poupança e gestão do caixa. Isso significa que há um melhor domínio das despesas e receitas, conscientizando-se do que é necessário e o que é supérfluo. No fator aversão ao endividamento, as mulheres mostraram ter mais aversão ao endividamento que os homens. Analisando mais detalhadamente os resultados, evidencia-se que homens possuem médias mais altas para o fator austero, ou seja, se retraem ao consumo, enquanto as mulheres possuem médias mais baixas. Para o fator hedônico essa relação se inverte, assim, mulheres possuem médias mais altas para o fator hedônico, pois consomem avidamente, enquanto homens possuem médias mais baixas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
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Solange Sousa Pinheiro
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Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017