Introdução: Os distúrbios ácido-básicos são comumente encontrados na prática clínica, a sua identificação é importante na determinação do tratamento apropriado. O pH plasmático é um indicador da concentração do íon hidrogênio H+. Os mecanismos homeostáticos mantêm o pH dentro de uma faixa normal (7,35 a 7,45). Esses mecanismos consistem nos sistemas tampões, os rins e os pulmões. A concentração de H+ é extremamente importante: quanto maior for a concentração, mais ácida é a solução e menor será o pH; quanto menor for a concentração de H+, mais alcalina será a solução e maior será o pH. A faixa de pH compatível com a vida (6,8 a 7,8). A acidose metabólica é um distúrbio clínico caracterizado por um pH baixo (concentrado de H+ aumentada) e uma concentração de bicarbonato plasmática baixa. Os sinais e sintomas de acidose metabólica variam com a gravidade da acidose. Eles podem incluir cefaleia, confusão, sonolência, frequência e profundidade respiratória aumentada, náuseas e vômitos. As medições da gasometria arterial são inestimáveis no diagnóstico da acidose metabólica. O tratamento é direcionado para a correção do defeito metabólico. Os distúrbios do equilíbrio ácido-básico são comuns em pacientes criticamente enfermos. Frequentemente, a presença desses distúrbios indica uma doença subjacente grave e, no caso de acidose metabólica, é um indicador de evolução clínica desfavorável. Assim, como forma de contribuir para um melhor entendimento das pessoas sobre esse distúrbio, foi pensada na elaboração de uma tecnologia educativa. O público-alvo da história em quadrinhos são crianças acima de 12 anos, adultos leigos ou não sobre este assunto e acadêmicos do curso de Farmácia. Objetivos: Desenvolver uma tecnologia educativa com o propósito de instruir a população e orientar de maneira dinâmica e interativa sobre o distúrbio acidose metabólica. O material foi elaborado com assuntos que envolviam manifestações clínicas, diagnósticos, tratamento e orientações sobre o problema ocorrido. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes da disciplina de Citopatologia Clínica do Curso de Farmácia da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO. A história em quadrinhos foi desenvolvida durante o semestre 2018.2, em prol da atividade prática supervisionada (APS), com o intuito de ampliar o conhecimento dos acadêmicos e sensibilizar os mesmos para levar esse aprendizado para sua vida profissional. Sendo composta por um elenco de personagens fictícios, onde será contada a história de um paciente sofrendo de acidose metabólica. A revista será constituída por capa ilustrativa, contra capa e quadrinhos com textos e imagens. Resultados e discussão: A tecnologia educativa foi construída através de uma revistinha, onde foi contada uma história com informações oriundas a partir de livros e artigos. As informações descrevem características do distúrbio, podendo assim levar conhecimento à população, bem como aos acadêmicos e profissionais da saúde sobre a acidose metabólica. Durante a apresentação os alunos já mostraram interesse sobre a forma que a tecnologia educativa transmite o conhecimento de maneira dinâmica, facilitando o aprendizado sobre o conteúdo. Considerações finais: A acidose metabólica é um distúrbio comum em pacientes criticamente enfermos, além disso, a persistência desse distúrbio após as medidas terapêuticas iniciais é sinal de mau prognóstico. As revistas em quadrinhos são elaboradas a partir da literatura científica, o que os tornam uma ferramenta de alto valor informativo e importante fonte de conhecimento para população, acadêmicos e profissionais da saúde. Essa tecnologia pode ser aplicada em diversos tipos de ações e direcionada ao público em geral. O trabalho tem sua relevância pois contribui para o conhecimento do assunto de forma criativa e descontraída, conhecendo melhor sobre o distúrbio.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017