RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE CITOPATOLOGIA CLÍNICA: REVISTA EM QUADRINHOS

  • Autor
  • Daniely Pereira de Sousa
  • Co-autores
  • Andréa Bessa Teixeira , Rafael Gomes Viana , Raíssa Queiroz Frate
  • Resumo
  •  

    Introdução: Os distúrbios ácido-básicos são comumente encontrados na prática clínica, a sua identificação é importante na determinação do tratamento apropriado. O pH plasmático é um indicador da concentração do íon hidrogênio H+. Os mecanismos homeostáticos mantêm o pH dentro de uma faixa normal (7,35 a 7,45). Esses mecanismos consistem nos sistemas tampões, os rins e os pulmões. A concentração de H+ é extremamente importante: quanto maior for a concentração, mais ácida é a solução e menor será o pH; quanto menor for a concentração de H+, mais alcalina será a solução e maior será o pH. A faixa de pH compatível com a vida (6,8 a 7,8). A acidose metabólica é um distúrbio clínico caracterizado por um pH baixo (concentrado de H+ aumentada) e uma concentração de bicarbonato plasmática baixa. Os sinais e sintomas de acidose metabólica variam com a gravidade da acidose. Eles podem incluir cefaleia, confusão, sonolência, frequência e profundidade respiratória aumentada, náuseas e vômitos. As medições da gasometria arterial são inestimáveis no diagnóstico da acidose metabólica. O tratamento é direcionado para a correção do defeito metabólico. Os distúrbios do equilíbrio ácido-básico são comuns em pacientes criticamente enfermos. Frequentemente, a presença desses distúrbios indica uma doença subjacente grave e, no caso de acidose metabólica, é um indicador de evolução clínica desfavorável. Assim, como forma de contribuir para um melhor entendimento das pessoas sobre esse distúrbio, foi pensada na elaboração de uma tecnologia educativa. O público-alvo da história em quadrinhos são crianças acima de 12 anos, adultos leigos ou não sobre este assunto e acadêmicos do curso de Farmácia. Objetivos: Desenvolver uma tecnologia educativa com o propósito de instruir a população e orientar de maneira dinâmica e interativa sobre o distúrbio acidose metabólica. O material foi elaborado com assuntos que envolviam manifestações clínicas, diagnósticos, tratamento e orientações sobre o problema ocorrido. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes da disciplina de Citopatologia Clínica do Curso de Farmácia da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO. A história em quadrinhos foi desenvolvida durante o semestre 2018.2, em prol da atividade prática supervisionada (APS), com o intuito de ampliar o conhecimento dos acadêmicos e sensibilizar os mesmos para levar esse aprendizado para sua vida profissional. Sendo composta por um elenco de personagens fictícios, onde será contada a história de um paciente sofrendo de acidose metabólica.  A revista será constituída por capa ilustrativa, contra capa e quadrinhos com textos e imagens. Resultados e discussão: A tecnologia educativa foi construída através de uma revistinha, onde foi contada uma história com informações oriundas a partir de livros e artigos. As informações descrevem características do distúrbio, podendo assim levar conhecimento à população, bem como aos acadêmicos e profissionais da saúde sobre a acidose metabólica. Durante a apresentação os alunos já mostraram interesse sobre a forma que a tecnologia educativa transmite o conhecimento de maneira dinâmica, facilitando o aprendizado sobre o conteúdo. Considerações finais: A acidose metabólica é um distúrbio comum em pacientes criticamente enfermos, além disso, a persistência desse distúrbio após as medidas terapêuti­cas iniciais é sinal de mau prognóstico. As revistas em quadrinhos são elaboradas a partir da literatura científica, o que os tornam uma ferramenta de alto valor informativo e importante fonte de conhecimento para população, acadêmicos e profissionais da saúde. Essa tecnologia pode ser aplicada em diversos tipos de ações e direcionada ao público em geral. O trabalho tem sua relevância pois contribui para o conhecimento do assunto de forma criativa e descontraída, conhecendo melhor sobre o distúrbio.

     

  • Palavras-chave
  • Acidose metabólica. Cetoacidose. Acidose láctica.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Comissão Científica

 

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Solange Sousa Pinheiro

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