Resumo:
A Doença de Chagas é uma condição crônica com grande índice de mortalidade e que impacta social, econômica e psicologicamente, de acordo com o II Consenso Brasileiro de Doença de Chagas (2015). É uma doença infecciosa, que atinge majoritariamente comunidades rurais, iniciando-se através da picada do vetor Triatoma Infestans, que libera o protozoário Trypanossoma Cruzi através das fezes, este afeta o sistema cardiovascular e o sistema digestivo, causando processos patológicos crônicos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender a doença de chagas, englobando todos seus aspectos, do adoecimento, monitoramento à intervenção. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura de cinco artigos publicados sobre a Doença de Chagas no período de 2005 à 2016. Nos artigos revisados, foram identificados pontos em comum, entre eles os principais sintomas como febre, cefaléia, e palidez. Foi observado divergência entre os artigos quanto a correlação de faixa etária e mortalidade. Essa diferença pode ser justificada pela questão de serem regiões distintas quanto à localidade e incidência da doença. A comunidade rural foi considerada a de maior incidência, sendo que DIAS J.V.L. et al (2015) já demonstra casos da doença em regiões periféricas da zona urbana, como é o caso de Diamantina. A identificação dos sintomas clínicos da doença é bastante discutido nos artigos, porém percebeu-se a necessidade de ênfase acerca da importância da comunidade como sujeitos ativos na identificação do vetor e comunicação com as instituições de saúde.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017