INTRODUÇÃO: O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma das experiências bem sucedidas da Saúde Pública do Brasil. As atividades lúdicas inseridas nesse processo de promoção á saúde infantil vem como estratégia essencial para a sua garantia. OBJETIVO: Relatar a utilização de uma intervenção lúdica em uma campanha de vacinação para as crianças na sala de vacina. METOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, de acadêmicos de enfermagem, na prática da disciplina de saúde coletiva II, realizada no mês de maio do ano de 2018, em uma unidade básica de saúde pertencente a regional I, em Fortaleza-Ce. Na ocasião, realizava-se na unidade o dia D de imunização contra H1N1, diante disso utilizou-se de um instrumento escolar como brinquedo na sala de vacinação, quando as crianças entravam a fim de serem imunizados, primeiramente os acadêmicos de enfermagem realizavam uma abordagem em conversa com os pais solicitando-os a caderneta da criança para verificação e checagem vacinal, posteriormente os mesmos realizavam um momento descontraído com as crianças que em maior parte chegavam retraídas, chorosas, tímidas e com sinais que evidenciavam a síndrome do jaleco branco. Assim era oferecida como forma de alento e de inserção do lúdico uma borracha em formato de rosto sorridente, a fim de criar um vínculo e confiança para realização da imunização e melhor aceitação por parte destas. RESULTADO E DISCUSSÃO: Diante do exposto, notou-se que há um grande desafio quando se aborda vacinação infantil, uma vez que a criança possui um medo inato do desconhecido, durante a pratica de imunização sendo percebido por meio de expressões tais como: ”não estou doente”, “vai doer” dentre outras que caracterizava o temor. Assim, os acadêmicos de enfermagem ao intervir na utilização da borracha, percebendo que imediatamente as mesmas apresentavam reações com maior aceitação com uma postura mais quietas e humor mais feliz e descontraído. Destarte, foi possível proporcionar um vinculo afetivo a partir do lúdico expresso pela borracha de rosto sorridente, transmitindo assim uma positividade para as crianças durante o momento de imunização. CONCLUSÃO: Contudo, vê-se a importância da utilização do lúdico através de materiais ou brinquedos, que possam influenciar em comportamentos positivos e de maior aceitação de procedimentos que causam impactos psíquicos nas crianças e assim possa refletir na maior eficiência no processo de assistência à saúde da criança.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017