O “GOOGLE CLASSROOM” COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MONITORIA EM SAÚDE COLETIVA

  • Autor
  • Maíra dos Santos Albuquerque
  • Co-autores
  • Daniele Keuly Martins da Silva , Francisca Antonia dos Santos , Letícia Teles de Alcântara , Juliana Freitas Marques , Arisa Nara Saldanha de Almeida
  • Resumo
  •  

    Novas formas de apreender no processo de ensino e aprendizagem na graduação em Enfermagem ganharam espaço desde o crescimento e avanço da web. A utilização de ferramentas e tecnologias web como estratégias de ensino no programa de monitoria pode gerar uma conectividade ampliada entre os alunos, sendo possível a participação destes de forma integrada, uma vez que a monitoria na graduação vem como uma ferramenta de suporte ao discente. O presente estudo objetiva relatar a experiência da utilização do Google Classroom como ferramenta facilitadora no ensino e aprendizagem das monitorias de saúde coletiva. O estudo desenvolveu-se no período de agosto a setembro de 2018 com discentes matriculados na disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva II. O interesse dos autores do estudo pela utilização desse tipo de estratégia surgiu a partir da reflexão acerca da disponibilização pela faculdade de uma ferramenta inovadora via web. A ferramenta foi utilizada para acesso aos materiais da monitoria, bem como para a discussão de casos clínicos e envio de atividades agendadas pelas monitoras. Observaram-se uma valorização da sala virtual como um espaço possível de se adquirir conhecimentos, além de reforçar os conteúdos aprendidos em sala de aula pelas docentes titulares das disciplinas e pelas monitoras nos encontros teórico-práticas. Contudo, verifica-se que há desafios na utilização de ferramentas virtuais no ensino, pois se percebe a necessidade de elaboração de estratégias práticas para a familiarização do aluno nesse espaço interativo.

     

  • Palavras-chave
  • Metodologias, Saúde Coletiva, Monitoria.
  • Área Temática
  • PROMOÇÃO DA SAÚDE E TECNOLOGIAS APLICADAS
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Pedro Lucas Bezerra Porto

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Comissão Científica

 

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Solange Sousa Pinheiro

Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017