Novas formas de apreender no processo de ensino e aprendizagem na graduação em Enfermagem ganharam espaço desde o crescimento e avanço da web. A utilização de ferramentas e tecnologias web como estratégias de ensino no programa de monitoria pode gerar uma conectividade ampliada entre os alunos, sendo possível a participação destes de forma integrada, uma vez que a monitoria na graduação vem como uma ferramenta de suporte ao discente. O presente estudo objetiva relatar a experiência da utilização do Google Classroom como ferramenta facilitadora no ensino e aprendizagem das monitorias de saúde coletiva. O estudo desenvolveu-se no período de agosto a setembro de 2018 com discentes matriculados na disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva II. O interesse dos autores do estudo pela utilização desse tipo de estratégia surgiu a partir da reflexão acerca da disponibilização pela faculdade de uma ferramenta inovadora via web. A ferramenta foi utilizada para acesso aos materiais da monitoria, bem como para a discussão de casos clínicos e envio de atividades agendadas pelas monitoras. Observaram-se uma valorização da sala virtual como um espaço possível de se adquirir conhecimentos, além de reforçar os conteúdos aprendidos em sala de aula pelas docentes titulares das disciplinas e pelas monitoras nos encontros teórico-práticas. Contudo, verifica-se que há desafios na utilização de ferramentas virtuais no ensino, pois se percebe a necessidade de elaboração de estratégias práticas para a familiarização do aluno nesse espaço interativo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017