INTRODUÇÃO: O Brasil esta passando por tranformação em seu quadro populacional devido ao aumento da população idosa. Segundo o Ministério da Saúde (2007), estima-se que na atualidade existam cerca de 17,6 milhões de idosos no Brasil. Com isso, devemos voltar o olhar para a saúde dos idosos para que essa população exerça de forma independente suas funções na sociedade a fim de garantir que tenham um envelhecimento ativo e saudável. A saúde e o bem estar da pessoa idosa estão relacionados, sobretudo, ao funcionamento cognitivo, sendo considerado importante para o envelhecimento ativo e a longevidade. A cognição pode ser definida como um conjunto de capacidades mentais que permitem a aquisição, o acesso e a manutenção de conhecimentos. (IRIGARAY, 2011) Para auxiliar na identificação das principais alterações na saúde mental das pessoas idosas, a avaliação cognitiva deve ser realizada na avaliação clinica, uma vez que a integridade das funções cognitivas está diretamente ligada ao desempenho físico e social do idoso. Um dos indicadores sensíveis da redução dessas funções é a perda de memória recente e a habilidade de calculo. Uma das escalas mais comuns utilizadas para avaliar o estado cognitivo é o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) devido a sua rapidez e facilidade na aplicação e como complemento pode ser usado o Teste de Fluência Verbal e o Teste do Desenho do Relógio. (BRASIL, p.35-36, 2007) Desta forma, é importante que a equipe de saúde que promove o cuidar deste público esteja consciente da importância da realização de avaliações que possam detectar o comprometimento cognitivo para que possam investir em intervenções estimulando os idosos. OBJETIVO: Relatar às experiências de acadêmicos de enfermagem na realização de uma atividade de promoção a saúde para idosos institucionalizados na estimulação do seu cognitivo. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos de Enfermagem de uma Faculdade de Fortaleza, em estágio da disciplina Saúde do Idoso, no período de Maio de 2018, em uma Instituição de Longa Permanência (ILP) localizada na cidade de Fortaleza-Ceará-Brasil. RESULTADOS E DISCUSSÕES: De inicio foi realizada uma Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) com alguns idosos da unidade, onde dentre os instrumentos foi utilizado o Mini Exame Do Estado Mental (MEEM), o Teste de Fluência Verbal e o Teste do Desenho do Relógio que possibilitam analisar o cognitivo dos idosos. Com o resultado destas avaliações foi percebido que grande parte dos idosos possui um comprometimento cognitivo já avançado. Portanto, foi proposto que diante desta necessidade dos idosos os acadêmicos pudessem realizar uma intervenção atrativa para tentar estimular as funções cognitivas. Segundo Fleurí et al, (2013) a prática das atividades lúdicas é uma excelente estratégia para a estimulação cognitiva de idosos ressaltando que essas atividades também estão relacionadas com a possibilidade de permitir que haja momentos de bem-estar físico, mental e de interação interpessoal, além de promover o fortalecimento da autonomia, descontração, reflexão e melhor compreensão do tema em discussão. Com isso, foi desenvolvido um jogo da memória com a temática alimentação saudável e atividade física, em cartões grandes que estavam numerados do 1 ao 20, o verso dos cartões era composto por imagens lúdicas duplicadas relacionado à temática. As figuras foram expostas em um quadro grande confeccionado pelo os acadêmicos. A atividade foi executada em um espaço externo da instituição, com um grupo de 25 idosos, com comprometimento cognitivo e/ou físico que residiam na ILP, de faixa etária entre 65 e 90 anos, de ambos os sexos. Na aplicação, os acadêmicos explicaram como seria realizada a atividade para os pacientes, que inicialmente seriam exibidas as figuras em um curto tempo para que eles pudessem memorizar as imagens e posteriormente os cartões seriam virados, para que em seguida os participantes pudessem encontrar os pares das imagens. Durante os acertos os moderadores foram realizando orientações quanto à temática. A principio os idosos mostraram-se resistentes a atividade, havendo uma dificuldade na interação, porém na medida em que a equipe foi chamando atenção e incentivando a participação, eles foram quebrando essa barreira. Quando já estavam mais habituados ao jogo, eles começaram a acertar e formar os pares das figuras, ficando cada vez mais incentivados a participar. A atividade durou 30 minutos e foi finalizada com a distribuição de brindes para todos os participantes. Ao final, podemos perceber satisfação na realização da atividade e a socialização que eles tiveram uns com os outros. CONCLUSÃO: Conclui-se que as atividades de promoção à saúde dos idosos de formas lúdicas contribuem para a qualidade de vida desta população e também para a formação dos futuros profissionais, que puderam trabalhar com um material que estimulou o cognitivo e educou quanto à alimentação saudável e a pratica do exercício físico, em um único momento.
REFERÊNCIAS:
BRASIL, Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica - Envelhecimento e saúde da pessoa idosa – Brasília: Ministério da Saúde, n.19. 2007.
FLEURÍ, A. C. P. et al. Atividades lúdicas com idosos institucionalizados. Enfermagem Revista, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 50-57, 2013. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/enfermagemrevista/article/view/5288/5243>.. Acesso em: 18 set. 2018.
IRIGARAY, T. Q. et al. Funções cognitivas e bem-estar psicológico em idosos saudáveis. Estudos Interdisciplinares E Envelhecimento. n. 16. v. 2, p 215–227, 2011.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017