INTRODUÇÃO: O Atendimento pré-hospitar (APH), pode ser compreendido como assistência realizada fora do âmbito hospitalar, com a utilização de diversas metodologias disponíveis: Direta, na qual o profissional vai até a vítima, ou indireta, como por meio da orientação médica por telefone, ou mista, quando em casos de necessidade, após o atendimento por telefone há necessidade de envio de viatura ate o local da ocorrencia. OBJETIVO: Relatar a experiencia vivenciada na graduação, discultindo sobre a prática do enfermeiro e sua importância no atendimento pré-hospitalar. METODÓLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiencia, realizado abril de 2018 em uma base de Atendimento Móvel de Urgência na cidade de Fortaleza-CE. A coleta de dados se deu através da observação de atividades práticas e em seguida simulações de atividades realizadas por enfermeiros com auxilio da preceptora de estágio. RESULTADOS: Foi de grande importância as capacitações que nós, acadêmicos presenciamos. Oficinas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), punção venosa periférica e diluição e administração de drogas vasoativas, foi visto a importância de cada um, a fim de diminuir sequelas nas paradas cardiorespiratorias, pois as chances de sequelas poderam ser minimizadas se as compressões forem eficazes e corretas, já na punção venosa, que aparentemente, é um procedimento simples, mas por falta ou pouca habilidade do profissional, podem causar iatrogenias ao paciente, que durante o evento precisam que sejam administradas medicações corretamente, com o objetivo de levar o paciente a homeostasia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Para as estudantes envolvidas foi uma grande experiencia, que comprovou o quanto é necessário e importante o papel do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar, exercendo sua função com domínio da prática, humanização e singularidade em cada atendimento. Foi possivel concluir que o papel do enfermeiro é de extrema importância, sobretudo na humanização do atendimento.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017