Embora tenha sido criada formalmente em 1796, a homeopatia é um método de tratamento praticado há séculos. Baseada no princípio da semelhança; consiste na administração de doses infinitesimalmente diluídas de medicamentos que causem o mesmo sintoma da doença ao paciente a fim de estimular reações do organismo. Foi introduzida no Brasil por franceses em 1840, passou vários anos sendo vista como charlatanismo, resultando assim, num reconhecimento tardio de uma especialidade médica, pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo SUS. Hoje há uma crescente busca da população pelas “práticas não convencionais em saúde” (PNCS), estando entre elas a homeopatia, sendo assim a classe médica está a procura de obter mais conhecimento em relação a essa PNCS, fazendo que tal prática volte a ser aplicada. O presente artigo busca realizar uma breve revisão bibliográfica qualitativa sobre o desenvolvimento e as aplicações da homeopatia como prática médica no Brasil. Após levantamento bibliográfico obteve-se como resultado que a homeopatia como prática médica diverge em muitos aspectos da prática médica convencional visto que esta enxerga o binômio homem-doença de forma diferente, e que, mesmo ainda vista de forma preconceituosa, devido a sua comparação com o efeito placebo, há estudos que comprovam sua eficácia em tratamento de doença como a asma. Pode-se concluir o pouco uso da homeopatia como método de tratamento principal ou coadjuvante, mesmo após a implementação da homeopatia como modelo de terapia pelo SUS, devida a falta de elucidação dos mecanismo de ação da grande parte dos medicamentos utilizados por esta metodologia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017