Introdução: A interação do profissional de enfermagem com a pessoa com transtorno mental se constitui elemento primordial na sua prática do cuidar, tornando-se possível compreender suas necessidades e, assim, assisti-los adequadamente. A adoção de dinâmicas em experiências grupais é uma realidade com o intuito de promover melhor relacionamento interpessoal e familiar, para que, assim, possa utilizar dessas experiências como modelo nas relações de cuidado. Objetivo: Descrever a realização da dinâmica “resgatando memórias” na prática da saúde mental. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, vivenciado por acadêmicas de enfermagem em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza no período de novembro de 2017. A dinâmica teve a participação de 20 integrantes de ambos os sexos, com faixa etária entre 20 e 60 anos e foi dividida em três momentos: o primeiro aconteceu a apresentação no grupo, no segundo foi explicado e solicitado aos integrantes que desenhassem ou escrevessem em um papel dividido em quatro partes algo importante de suas vidas na seguinte sequência: uma pessoa, um lugar, um sonho realizado e um desejo respectivamente. E o último momento constituiu na explicação do porquê de tais escolhas por meio de uma roda de conversa. Resultados: Observou-se que os pacientes, muitas vezes, apresentam dificuldades de se expressar diante de outras pessoas, ou evitam assim fazer por se tratar de momentos vivenciados que causam nostalgia. Notou-se que o desenho da família unida prevaleceu, pois muitos dos integrantes relataram sentirem-se sozinhos em momentos que se encontravam fragilizados. O uso da estratégia de desenho facilitou a expressão das lembranças dos participantes, favorecendo a concentração, autorreflexão e a criatividade dos sujeitos, viabilizando o cuidado de forma subjetiva e valorizada frente aos aspectos biopsicossociais do ser humano. A visualização dos motivos das escolhas durante a roda de conversa gerou emoção entre os participantes visto a exposição de sentimentos. Ademais, proporcionou estímulo a comunicação entre os participantes e com a equipe multiprofissional. Conclusão: Destaca-se se a importância da realização de dinâmicas entre os usuários com transtornos mentais conforme as necessidades diagnosticadas, a fim de proporcionar de forma simples e de baixo custo momentos de troca de saberes e descobertas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017