RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO VOLUNTÁRIA NO NEPE: RODA DE CONVERSA SOBRE AUTOCUIDADO DA PELE ACNEICA DURANTE A ADOLESCÊNCIA

  • Autor
  • Telma Gurgel Alves
  • Co-autores
  • Luciana Pamela Cavalcante Silveira , Mirtes Alves
  • Resumo
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO VOLUNTÁRIA NO NEPE: RODA DE CONVERSA SOBRE AUTOCUIDADO DA PELE ACNEICA DURANTE A ADOLESCÊNCIA

     

    Luciana Pâmela Cavalcante Silveira¹, Mirtes Alves², Telma Gurgel Alves¹

    ¹ Fisioterapeuta cursando Especialização em Dermoestética na FAMETRO – Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza ² Docente do Curso de Estética Cosmética e Coordenadora do Curso de Dermoestética na FAMETRO – Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza

     

     

    INTRODUÇÃO A Acne Vulgaris é uma doença crônica muito comum que surge normalmente durante a puberdade, afetando tanto em homens como mulheres, com maior incidência no sexo masculino. Essa patologia se desenvolve por meio das alterações hormonais características na fase da adolescência, mas que pode surgir em qualquer fase da vida.  Alteram as condições do folículo pilossebáceo, originando quatro fatores fisiopatológicos primários: hiperqueratinização, hiperseborreia, colonização bacteriana e reações inflamatórias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) define-se saúde como sendo “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não somente a ausência de afecções e enfermidades”.  Não se pode afirmar que um indivíduo é totalmente saudável, pois o simples fato de possuir Acne, mesmo em casos mais leves, provocam alterações biopsicossociais. A maioria não associa a Acne como patologia, mas como algo que surge na adolescência, devido à falta de higiene. É considerada insignificante quando relacionado com outras patologias. Dekoven J and Barankin B. (2002, p. 713) Relata que Sulzberger e Zaidens, em 1948, reconheceu pela primeira vez a Acne Vulgaris como uma das patologias mais impactantes nos traumas psicológicos, envolvendo ansiedade, diminuição da autoestima, sentimento de inferioridade, dentre outros sintomas.  Contrariando as expectativas por parte dos adolescentes de viver intensamente esta fase da vida, reduzindo a autoafirmação perante a sociedade, levando ao isolamento social. Muitos não procuram um tratamento para Acne, por vergonha ou falta de conhecimento. A orientação quanto aos cuidados com a pele, alimentação, noções de higiene básica podem ocasionar mudança de hábito comportamental, prevenir e promover à saúde. OBJETIVOS Descrever uma atividade educativa em um grupo de adolescentes que teve como proposta incentivar o autocuidado e prevenir a piora do quadro acneico orientando cuidados em domicílio. Especificar o impacto negativo de uma pele acneica na construção da autoestima nessa fase da vida. MATERIAIS E MÉTODOS Estudo descritico e relato de experiência, sendo realizada uma abordagem em roda de conversa como estratégia de educação sobre autocuidado e Acne na adolescência envolvendo 24 alunos, 14 homens e 10 mulheres, entre 15 e 17 anos, do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio em uma escola da rede pública de Fortaleza, Ceará. O momento foi realizado em forma conversação com distribuição de panfletos sobre o assunto. Essas estratégias visaram orientar os estudantes acerca da Acne e dos cuidados com a pele. As orientações incluíam mudanças comportamentais, cuidados com a higiene e a alimentação.  Os resultados foram coletados durante participação dos alunos por meio de perguntas e repostas através de formulários. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os alunos, se mostraram bastante receptivos às orientações fornecidas, demonstrando interesse e ansiedade para colocá-las em prática. Todos consideraram que essa atividade foi esclarecedora, pois desconheciam o assunto. Durante a exposição das orientações e cuidados com a pele, alguns alunos citaram o impacto da acne na autoestima. Relataram que em diversas situações do cotidiano que a pele acneica os afetava negativamente, como redução do convívio social por vergonha da aparência. Alguns alunos disseram acreditar que a pele acneica prejudicava sua reputação na escola e, às vezes, os tornava alvo de “bullying” por outros alunos. CONCLUSÃO Notou-se o desconhecimento total sobre Acne e os cuidados com a pele por parte dos alunos da escola pública. Além disso, pode-se perceber que a Acne traz um impacto negativo relevante na autoestima dos jovens, sendo importante a realização de mais ações como esta para possibilitar e estimular o autocuidado dos adolescentes e a minimização do prejuizo social destes. Para a maioria dos participantes, esse foi um movimento elogiável e que necessita ser reproduzido mais vezes.

     

    REFERÊNCIAS

     

    ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) - 1946. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organização-Mundial-da-Saúde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html> . Acesso em: 18 Ssetembro 2018

     

    BARANKIN. B, DEKOVEN. J. Psychosocial effect of common skin diseases. Can Fam Physician.  Rev. Abril, v. 48. P. 712–6, 2002.

     

     

    SOUSA, S.C.C.D. Acne Vulgaris: avaliação do impacto de uma ação educativa no conhecimento de jovens adolescentes. 2017. 93f. Dissertação de mestrado – Universidade de Algarve, Campus de Gambelas. 2016.

     

  • Palavras-chave
  • Acne. Educação. Adolescente. Autoestima. Saúde.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • PROCESSO DE CUIDAR
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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