Os Jogos Cooperativos como conteúdo nas aulas de Educação Física

  • Autor
  • Geovane César Nobre Bezerra
  • Co-autores
  • Júlia Rocha Ribeiro , Isabela Moura Nantes , Jurandir Fernandes Cavalcante , Luiz Torres Raposo Neto , Roberta Oliveira da Costa
  • Resumo
  • Os Jogos Cooperativos são para unir os alunos, reforçar a confiança em si mesmo e nos outros, participando autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa. Os Jogos cooperativos ajudam os alunos a se libertarem das competições e dando importância a superar limites, sejam eles individuais ou coletivos. Assim presente pesquisa tem como objetivo identificar a percepção do profissional de Educação Física na relação da aplicação dos jogos cooperativos do no ensino fundamental. Trata-se de um trabalho de campo descritivo, de modo transversal com uma abordagem quantitativa e foi utilizado como instrumento e um questionário estruturado. Foram entrevistados 25 professores, atuantes na área de Educação Física escolar, na região de Fortaleza. Os resultados adquiridos ressaltam que, 76% afirmaram que os jogos cooperativos têm extrema relevância dentro do contexto das aulas de Educação Física e para, 24% relevante. Para 40% os jogos cooperativos devem acontecer sempre nas aulas de Educação Física, 12% pelo menos 3 vezes por semana, 28% dos 2 vezes por semana, 20% apenas 1 vez por semana. Para 48% ministrar os jogos cooperativos é desafiador, já 44% não, e 8% talvez. Com relação aceitação da temática, 12% afirma aceitação total, enquanto 40% é intermediário e 48% parcial. Conclui-se que ao planejar antecipadamente as aulas, os professores conseguem um melhor desempenho e qualidade em suas aulas, aplicando os jogos cooperativos de forma efetiva oportunizando o desenvolvimento dos educandos nas diferentes esferas do desenvolvimento. 

  • Palavras-chave
  • Jogos Cooperativos. Educação Física. Professor.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Solange Sousa Pinheiro 

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos 

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Comissão Organizadora

 

Ailton Pereira da Silva

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Daniel Carlos Lopes Vasconcelos

Fernanda Rocha Dantas

Juliana Pereira Pessoa

Marina Barbosa Gouveia

Pedro Lucas Bezerra Porto

Yohrranna Kelly Almeida de Araujo

 

Comissão Científica

 

Andréa Bessa Teixeira

Anne Caroline Moraes de Assis

Isabelle Lucena Lavor

Solange Sousa Pinheiro

Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.

Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017