INTRODUÇÃO: A assistência a saúde da criança é muito importante pois é uma fase de vulnerabilidade, por esse motivo é necessário o acompanhamento da criança por meio das consultas de puericultura. A puericultura é um conjunto de meios que visa assegurar o desenvolvimento físico, mental e moral da criança. A criança é acompanhada de forma sistemática e periódica para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, vacinação, orientações a mãe sobre prevenção de acidentes, incentivo ao aleitamento materno, higiene e identificação precoce de doenças com vista as intervenções necessárias. O objetivo da puericultura é prestar assistência de enfermagem capaz de identificar problemas saúde-doença ainda na fase inicial, promovendo cuidados que contribuam para a promoção, proteção, recuperação e reabilitação. A realização da consulta envolve uma sequencia sistematizada de ações como histórico de enfermagem, exame físico, diagnósticos de enfermagem, plano terapêutico e avaliação da consulta.
OBJETIVO:
Relatar a experiência de uma interna em realizar consultas de puericultura na UBS.
METODOLOGIA:
Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado durante o estágio supervisionado do curso de enfermagem. O estudo foi realizado em uma unidade básica de saúde do município de Caucaia-CE, no mês de agosto de 2018. A coleta de dados foi durante as consultas, por meio da anamnese, exame físico e avaliação dos pacientes.
RESULTADOS E DISCURSSÕES:
São atendidos nas segundas e quartas feiras uma media de 7 consultas de puericultura por dia com crianças com idade menor que 1 ano e meio. A maioria das crianças em aleitamento materno misto, onde as mães referem leite insuficiente ou fraco. Crianças bem higienizadas, com o crescimento e desenvolvimento dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e a presença dos Marcus do desenvolvimento. Duas a cada 7 crianças atendidas as mãe relatam sintomas sugestivos de infecção urinaria onde são tratadas na própria unidade, com a solicitação dos exames complementares e em algumas situações encaminhadas para o médico.
CONCLUSÃO:
Diante disso é importante ressaltar que existe uma deficiência na atuação do enfermeiro em questão ao desmame precoce. A atuação da equipe de enfermagem deve ser iniciada no pré natal, abordando sempre a importância do aleitamento materno exclusivo e benefícios que irá proporcionar a criança e a mãe. Conclui-se que o maior problema diante as consultas realizadas seja o desmame precoce, é necessário então que o profissional enfermeiro se empodere e atue de forma direta no incentivo a amamentação.
REFERÊNCIA:
1. Ceará. Secretaria do Estado da Saúde. Manual de normas para saúde da criança na atenção primária. Modulo 1: puericultura. Fortaleza; 2002
2. Ribeiro CA, Ohara CVS, Saparolli ECL, Consulta de enfermagem em puericultura. In: Fujimori E, Ohana CVS. Enfermagem e a saúde da criança na atenção básica. Barueri: Manoele; 2009. P.223-47.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017